Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-12-18T12:55:58Z-
dc.date.available2018-12-18T12:55:58Z-
dc.date.issued2017-04-24-
dc.identifier.citationMENEZES, Cláudia Cardinale Nunes; BORTOLI, Robélius; ALMEIDA, Claudio Pessôa de. Mapeamento tecnológico de patentes relacionadas a gamificação. Florianopolis, Encontros Bibli, v. 22, p. 33-41, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2924-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/734-
dc.description.abstractJuntamente com a crescente popularidade dos jogos de vídeo, surgiu a gamificação para defender a extensão e aplicação de elementos normalmente presentes em jogos de vídeo para o mundo real e em áreas muito longe de apenas entretenimento. A gamificação é um fenômeno sócio tecnológico com potencial reivindicado para fornecer uma infinidade de benefícios relacionados a diversão, como também, benefícios sociais através de comunidades e interação social. Objetivo: Verificar os avanços e pesquisas tecnológicas que estão sendo realizadas sobre a gamificação por intermédio de análise de prospecção tecnológica. Uma vez que com o avanço acelerado do sistema de inovação, faz necessário a verificação do panorama mundial dos documentos de patentes relacionados a tecnologia da gamificação se atentando aos pedidos de depósitos em bancos de dados. Resultados: Constatou-se que as pesquisas relacionadas a gamificação são realizadas de forma recente e crescente. O dinamismo da tecnologia faz com que cada vez mais novos sistemas e métodos sejam desenvolvidas. Conclusão: Sendo assim o mapeamento tecnológico proporcionou verificar os avanços e pesquisas que estão sendo realizadas sobre a gamificação.pt_BR
dc.description.sponsorshipEncontros Biblipt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina - UFSCpt_BR
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectPatentept_BR
dc.subjectJogo eletrônicopt_BR
dc.subjectGamificationen
dc.subjectMappingen
dc.subjectElectronic gameen
dc.subjectPatenten
dc.subjectIntellectual propertyen
dc.titleMapeamento tecnológico de patentes relacionadas a gamificaçãopt_BR
dc.title.alternativeTechnological mapping of patents related to gamificationen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Cláudia Cardinale Nunes-
dc.contributor.authorBortoli, Robélius de-
dc.contributor.authorAlmeida, Claudio Pessôa de-
dc.description.abstract2Along with the growing popularity of video games, gamification has emerged to advocate the extension and application of elements commonly found in video games to the real world and in areas far from just entertainment. Gambling is a socio-technological phenomenon with potential claimed to provide a plethora of fun-related benefits as well as social benefits through communities and social interaction. Objective: To verify the advances and technological researches that being carried out on the gamification by means of analysis of technological prospection. Since with the accelerated advancement of the innovation system, it is necessary to verify the world panorama of patent documents related to gamma technology by paying attention to requests for deposits in databases. Results: Found that the research related to recent form are held gamification and growing. The dynamism of technology causes more and more new systems and methods are developed. Conclusion: the technological mapping provided check advances and research that are performing about gamification.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mapeamento tecnologico de patentes relacionadas a gamificacao.pdf502,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.