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dc.date.accessioned2018-12-20T18:30:47Z-
dc.date.available2018-12-20T18:30:47Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.citationMUNDURUCA, Danilo Felipe Viana; SANTANA, José Ricardo de. Comércio exterior como estratégia de crescimento econômico: uma proposta de priorização de produtos exportáveis para a economia sergipana. Fortaleza, Revista Econômica do Nordeste, v. 43, n. 03, jul./set., 2012pt_BR
dc.identifier.issn2357-9226-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/741-
dc.description.abstractAnalisa a importância do comércio exterior como elemento de motivação do crescimento econômico em uma região. Tem por objetivo apresentar alguns critérios capazes Tende subsidiar estratégias de promoção às exportações, utilizando uma metodologia que possibilite a identificação de produtos com potencial exportador, com aplicação na economia sergipana. Usa uma matriz para determinação do potencial exportador, baseada no Índice de Vantagem Comparativa Revelada (VCR). Utiliza dados principalmente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para caracterizar a economia sergipana e seu fluxo de comércio exterior e para investigar os produtos que podem ser objeto de ações de promoção das exportações no estado. Os resultados indicam que, de um total de 99 itens exportados por Sergipe em 2007, 35 não apresentam potencial exportador, oito são dinâmicos e 56 apresentam potencial exportador. Isso mostra que há um caminho para o desenvolvimento de estratégias de ampliação das exportações de forma a incentivar a dinâmica de crescimento do estado.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Econômica do Nordestept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste – ETENEpt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectComércio Internacionalpt_BR
dc.subjectEconomyen
dc.subjectExporten
dc.subjectForeign tradeen
dc.titleComércio exterior como estratégia de crescimento econômico: uma proposta de priorização de produtos exportáveis para a economia sergipanapt_BR
dc.title.alternativeForeign trade as a strategy for economic growth: a proposal to prioritize exportable products for the Sergipe economyen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorMunduruca, Danilo Felipe Viana-
dc.contributor.authorSantana, José Ricardo de-
dc.description.abstract2This article examines the importance of foreign trade as a motivating factor for economic growth in a region. The aim is to present some criteria to support strategies that are able to promote exports, using a methodology for identification of potential export products, applied to the case of Sergipe. Sergipe, although being a small economy, has a growth dynamic stronger than that of Brazil, even though continues to be a relatively closed economy. This raises the possibility of Sergipe benefiting from foreign trade to encourage economic growth. The methodology proposes the use of a matrix for determining the export potential of this economy, based on the Index of Revealed Comparative Advantage. The present study used data mainly from IBGE and MDIC to characterize the Sergipe economy and its foreign trade flow and to investigate the products that may be promoted to incentive the exports in the state. The results indicate that, from a total of 99 items exported by Sergipe in 2007, 35 have no export potential, 8 are dynamic, and 56 have export potential. This shows that there is a way for developing strategies to increase the exports so that is encouraged the growth dynamics of the state.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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