Repositório Institucional


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Título: Viabilização da disseminação das memórias institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)
Título(s) alternativo(s): Viabilization of the dissemination of the institutional memories of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS)
Autor(es): Matos, Gabrielle do Nascimento
Silva, Dulce Elizabeth Lima de Sousa e
Silva, Manuela do Nascimento
Kunze, Nádia Cuiabano
Palavras-chave: Memória; Tecnologia da informação; Memorial do IFS; Instituição pública; Instituto Federal de Sergipe; Memory
Data do documento: Set-2018
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES
Citação: MATOS, Gabrielle do Nascimento [et. al]. Viabilização da disseminação das memórias institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Aracaju, Revista Fontes Documentais, v.1, n.1, p. 3-18, set./dez., 2018
Resumo: O artigo apresenta meios para a viabilização da disseminação das memórias institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), enfatizando a importância social da prestação desse serviço. A metodologia se dividiu em duas etapas: autores da área de Arquivologia, Museologia, História da Educação e normas que regulamentam a criação do IFS. Já na segunda etapa, as ações desenvolveram-se de forma observatória exploratória sistemática, durante a implantação e construção do Memorial Institucional, com abordagem qualitativa, utilizando a interligação entre memória e Internet, a partir de vivências e experiências ocorridas no passado. Na análise dos dados foram observados os recortes temporais de funcionamento, os recursos, a didática e as nuances de cada instituição-alicerce na fundação do IFS.
Resumo (segunda língua): The article presents ways to make the dissemination of institutional memories of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS) feasible, reinforcing the social importance of this service. The methodology was divided in two parts: one by authors of Archives, Museology, History of Education and another by regulations of the IFS's creation In the second part, the actions were developed in a systemic observatory and exploratory way, during the establishment and construction of the Institutional Memorial, with a qualitative approach, using the link between memory and Internet through the perceptions and experiences that happened in the past. In the data analysis were observed timeframes of functioning, the resources, the didactic and the nuances of each institutional basis in the IF's foundation.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/744
ISSN: 2595-9778
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