Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-02-14T17:50:34Z-
dc.date.available2019-02-14T17:50:34Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Fábio Kalil de; BURNHAM, Teresinha Fróes. Docência interativa online: contribuições para mediação pedagógica via fórum de discussão. Revista Edapeci, São Cristóvão, v. 13, n. 2, p. 184-199, maio/ago., 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2176-171X-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/761-
dc.description.abstractEsta produção analisa postagens/mensagens/enunciados de fóruns de discussão online presentes em dois módulos de um projeto de pesquisa específico, mapeando (e discutindo) mediações consideradas favoráveis à aprendizagem colaborativa. Como uma investigação de caráter exploratório e na modalidade estudo de caso, optamos por observação participante e análise de conteúdos como procedimentos metodológicos. A pesquisa mostra a relevância de ações mediadoras que provoquem questionamentos, reflexões e confronto de ideias/pensamentos, que fortaleça laços de comunidade, que incentive a pesquisa e o trabalho colaborativo e que arquitete situações de aprendizagem que privilegiem a interlocução e o intercâmbio de saberes e experiências entre os envolvidos. Concluímos com um rol de considerações que podem auxiliar na mediação pedagógica com esse protocolo digital.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFórum de discussãopt_BR
dc.subjectEducação a distância - EADpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectDiscussion fórumen
dc.subjectLearningen
dc.subjectPedagogyen
dc.titleDocência interativa online: contribuições para mediação pedagógica via fórum de discussãopt_BR
dc.title.alternativeOnline interactive teaching: contributions to pedagogical mediation via discussion forumen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Fábio Kalil de-
dc.contributor.authorBurnham, Teresinha Fróes-
dc.description.abstract2We analyzed posts/messages/statements of online discussion forums on these two modules of one specific project, mapping (and arguing) mediations considered favorable to collaborative learning. As an exploratory research and with the method of case study, we chose a participant observation and analysis of contents as methodological procedures. The research shows the importance of mediation actions that provoke questions, reflections and confrontation of ideas / thoughts that strengthen community bonds, which encourages research and collaborative work, planning learning situations that emphasize dialogue and exchange of knowledge and experiences. We conclude with a list of considerations that can help with this pedagogical mediation digital protocol.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Docência Interativa Online Contribuicoes para Mediacao Pedagogica .pdf906,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.