Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/762
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-02-18T11:46:23Z-
dc.date.available2019-02-18T11:46:23Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.citationSOUZA, Fábio Kalil de. Notas sobre a relação família-escola na contemporaneidade. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 51, n. 1, p. 124-143, jan-jun 2017pt_BR
dc.identifier.issn2178-4582-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/762-
dc.description.abstractO desenvolvimento de qualquer ser humano pode ser concebida de forma intercontextual. Durante sua existência ele atravessa, mormente, dois inquestionáveis contextos de desenvolvimento: a família e a escola. Compreender como essas agências atuam, separadas e interconectadas, nesse processo de vir-a-ser do indivíduo é fundante para deseclipsar o assunto. A relação entre elas passa a ser o foco. Este artigo, de natureza teórica, apresenta um estudo não exaustivo da relação família-escola. A partir da revisão bibliográica como metodologia, que inclui resultados de pesquisas nacionais e estrangeiras, o autor transita na temática descrevendo as principais contribuições das investigações. Concluiu-se que a relação família-escola, tomada como imprescindível ao desenvolvimento dos sujeitos, é carregada de ambivalências, conflitos, assimetrias, contradições, mas também de cooperação, de parceria e de complementaridade de ações, a depender de como se dá o jogo inter-relacional entre os envolvidos e a presença de fatores socioculturais diversos.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista de Ciências Humanas - UFSCpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina - UFSCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectFamilyen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectSchoolen
dc.titleNotas sobre a relação família-escola na contemporaneidadept_BR
dc.title.alternativeNotes on the relationship between school and contemporaryen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Fábio Kalil de-
dc.description.abstract2The development of any human being can be conceived in an intercontextual way. During its existence, it goes through, especially, two unquestionable development contexts: the family and the school. Understanding how these agencies operate both separately and interconnectedly in the process of coming-into-being of the individual is foundational to make this matter visible. The relationship between such agencies becomes the focus. This theoretical article presents a nonexhaustive study of family-school relationship. The methodology used is a literature review, which includes results from national and international research. The author moves on the topic describing the main contributions of the investigations. It was concluded that the family-school relationship, taken as essential to the development of the subject, is charged with ambivalence, conlicts, inequalities, contradictions, but also with cooperation, partnership and complementarity of actions, depending on how the game interrelation between those involved happens and the presence of various sociocultural factors.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Notas sobre a relação familia-escola na contemporaneidade.pdf389,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.