Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-02-20T19:26:55Z-
dc.date.available2019-02-20T19:26:55Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBARBOSA, Josilene Souza Lima; SCHNEIDER, Henrique Nou; SOUZA, Rita de Cácia Santos. A tecnologia assistiva digital no jardim da diversidade. Revista Expressão Científica, Aracaju, p.17-31, v. 1, 2017pt_BR
dc.identifier.issn2526-6691-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/767-
dc.description.abstractO presente estudo objetiva investigar as contribuições da Tecnologia Assistiva Digital no processo de alfabetização de crianças surdas. Estas crianças enfrentam muitas dificuldades nesta fase de escolarização devido à escassez de metodologias e recursos apropriados para o ensino. Adotou-se para esta pesquisa o método Estudo de Caso com abordagem qualitativa, tendo como campo empírico uma Escola Estadual de Educação Especial, localizada na cidade de Aracaju - Sergipe e como instrumentos de coleta a observação espontânea, sistemática e participante; entrevistas com a professora do laboratório de informática e com a professora da sala de aula. Foram selecionados sete alunos surdos com idade entre dez e doze anos, porém, três destes apresentavam outras limitações associadas, como autismo, deficiência intelectual, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Assim, dos sete sujeitos, escolheram-se os quatro alunos que tinham apenas a surdez para a análise dos dados. A pesquisa está fundamentada na perspectiva sócio-histórica proposta por Vygotsky, de modo que os dados foram analisados com base nas três zonas de desenvolvimento descritas por este teórico. Os resultados evidenciaram que os recursos da Tecnologia Assistiva Digital descortinaram novas perspectivas e possibilidades no processo de aprendizagem destas crianças. Por isso, estes recursos, quando munidos de um planejamento criterioso, podem se tornar um instrumento mediador importante para a mediação do conhecimento, para elevar a autoestima e despertar o interesse dos alunos para novas aprendizagens.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPortador de necessidades especiaispt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectDeficiente auditivopt_BR
dc.subjectHearing deficiencyen
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA tecnologia assistiva digital no jardim da diversidadept_BR
dc.title.alternativeDigital Assistive Technology in the Garden of Diversityen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Josilene Souza Lima-
dc.contributor.authorSchneider, Henrique Nou-
dc.contributor.authorSouza, Rita de Cácia Santos-
dc.description.abstract2The present learning has porpose exam ime the contribuition about attending digital tecnology on deaf children alfabetization process. These children face alot of difficults in this scholarization fase it´s just to scarcity of methodologies and appropriate resort to teaching. It has been adopt to this search the studying methold with qualitative boarding case, it´s having as empiric field a public school in Aracaju and as gothering of instrument spontoneous observation, systematic and participing; interviews with the informatic has teachers and as classroom too. Seven deaf students were chosen with age between ten and twelve years of which three show associated limitation, how: autism. Intelectual deficience and dificit diseppointment of great activities/attention. So seven af subject were chosen four of all were only deaf to given analysis.The seaech is esbilished on partner historic proposed by vygotsky, and the kinds were analysed with base on three development zones descripted for this theoric including others the facts evidenced that the resort about digital assistive tecnology descried new perspectives and possibilites on these children learning process. Whatsoever these resources. When following of a criterous planning can be torning an important instrument to a mediation knowledge and so elevating own valuation and awaking the interrest af students to new learning.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A tecnologia assistiva digital no jardim da diversidade.pdf337,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.