Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/770
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2019-02-28T17:32:27Z | - |
dc.date.available | 2019-02-28T17:32:27Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Luiz Carlos Pereira; [et al]. Comportamento no consumo de energia elétrica pelos alunos em direção a racionalização consciente. Revista Expressão Científica, Aracaju, v. 2, n. 1, p.39-51, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-6691 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/770 | - |
dc.description.abstract | O estudo busca entender qual a consciência dos alunos do Curso de Manutenção e Suporte em Informática quanto ao consumo de energia elétrica no laboratório de informática. Para tanto, o alvo foi o Campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS) no Município de São Cristóvão/SE. Para isso, a pesquisa investigou o comportamento dos alunos quanto a sua responsabilidade, quando do uso do laboratório de informática. Em média, o laboratório é utilizado 11 horas por dia, o que o torna perceptível a um olhar para a racionalização de energia elétrica. A pesquisa foi feita com três turmas do Curso de Manutenção e Suporte em Informática nos turnos matutino, vespertino e noturno. Os resultados mostraram que provocar a conscientização aos alunos, professores e comunidade sobre a importância de usar a energia elétrica sem desperdício, leva à reflexão e consequentemente à racionalização da energia elétrica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Revista Expressão Científica | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.subject | Economia | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade social | pt_BR |
dc.subject | Energia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Consumption | en |
dc.subject | Social responsability | en |
dc.subject | Economy | en |
dc.subject | Electricity | en |
dc.title | Comportamento no consumo de energia elétrica pelos alunos em direção a racionalização consciente | pt_BR |
dc.title.alternative | Behavior in students' consumption of electric energy towards conscious rationalization | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Luiz Carlos Pereira | - |
dc.contributor.author | Fabris, Thiago de Almeida | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Leonardo de Jesus | - |
dc.contributor.author | Bitencourt, Daniela Venceslau | - |
dc.description.abstract2 | The study it search to understand which the conscience of the pupils of computer science of the Course of Maintenance and Support in Computer science how much to the consumption of electric energy in the computer science laboratory. For in such a way the target it was the Campus of Federal Institute of Sergipe in the City of São Cristóvão/ SE. For in such a way, the research investigated the behavior of the pupils how much its responsibility, when of the use of the computer science laboratory. On average the laboratory is used 11 hours per day, what it becomes it perceivable a look for the rationalization of electric energy. The research was made with three groups of the Course of Maintenance and Support in Computer science in the turns morning shift, afternoon shift and night shift. The results had shown that to provoke the awareness to the students, professors and community on the importance to use the electric energy without wastefulness, it takes the reflection consequently and the rationalization of the electric energy. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Comportamento no consumo de energia eletrica pelos alunos em direcao a racionalizacao consciente.pdf | 413,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.