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Título: Os princípios políticos e a prática educativa do CESEP: processos formativos de uma ONG em Sergipe: 1988/1998
Título(s) alternativo(s): The political principles and educational practice of CESEP: formative processes of an NGO in Sergipe: 1988/1998
Autor(es): Figuerêdo, Acácio Nascimento
Orientador: Cruz, Marta Vieira
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Movimento social; Política educacional; Centro Sergipano de Educação Popular (CESEP); Globalização; Education; Social movement; Educational politics; Globalization
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa
Núcleo de Pós-graduação em Educação
Citação: FIGUERÊDO, Acácio Nascimento. Os princípios políticos e a prática educativa do CESEP: processos formativos de uma ONG em Sergipe: 1988/1998. 2003. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2003.
Resumo: O presente trabalho analisa os Princípios Políticos e a Prática Educativa do Centro Sergipano de Educação Popular (CESEP) no período compreendido entre 1988 e 1998, bem como sua natureza institucional, seu papel sociopolítico de formação dos movimentos sociais em Sergipe e de assessoria a esses movimentos. Interpreta os Movimentos Sociais, Classe Social e Trabalho como categorias explicativas desse objeto investigado. A pesquisa enfoca os processos formativos desenvolvidos nos programas educacionais dessa ONG. Para tanto parte da interpretação das ONGs no contexto da globalização, destacando que na América Latina, no Brasil e especificamente, no Nordeste o apogeu do neoliberalismo na década de 1990 determinou as formas de políticas sociais. O trabalho segue os princípios da Ciência da História, e está calcado nos moldes da Pedagogia Histórico-crítica. Concluiu-se que, o CESEP revela-se uma instituição sintonizada com o ideário neoliberal, no que se refere à inserção do Centro no movimento global das ONGs. Não obstante, apresenta avanços em direção à transmissão de uma "educação para a cidadania", ainda que baseada na concepção de direitos sociais nos moldes liberais.
Resumo (segunda língua): This study analyses the Political Principles and the Educational Practice of Centro Sergipano de Educação Popular (CESEP) from 1988 to 1998. As well as its institutional nature, its social political role of formation of social movements in Sergipe, and of support for these movements. It interprets the Social Movements, Social Class and Work as explanatory categories for the investigated object. The reseach focuses on the formative processes developed in the educational programs of this NGO`s. In order to accomplish this, it starts with the interpretation of the NGO`s in the context of globalization, emphasising that in Latin America, Brazil, and especially in the Northeast, the apogee of the neo-liberalism, in the 1990`s, determined the new ways of social policies. The work follows the principles of Historical Science in the patterns of Critical-Historical Pedagogy. The conclusion is that CESEP reveals itself as an institution in tune with the neo-liberalism precepts when it comes to its insertion in the global movement proper to the NGO`s, moreover, it presents advances towards the transmission of an “Education towards Citizenship”, although it is still based on concepts of social rights in the liberal patterns.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/775
Aparece nas coleções:Tese e dissertação - Ciências Humanas e Sociais

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