Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/789
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2019-03-14T16:47:40Z | - |
dc.date.available | 2019-03-14T16:47:40Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Weverton Santos de; OLIVEIRA, Elisânia Santana de; MONTEIRO, Michael Douglas Santos. A formação de professores de Química no Instituto Federal de Sergipe (IFS) para a utilização das TIC: uma análise a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas a Educação Química (TICAEQ). In.: CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 11., 2016, Maceió. Anais... Maceió: Instituto Federal de Alagoas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/789 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo teve por objetivo discutir o processo de inclusão e a proposta pedagógica da disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicadas a Educação Química (TICAEQ) como um espaço para a formação de professores de Química para a utilização das TIC no curso de Licenciatura em Química do IFS/Câmpus Aracaju, afim de entendermos os possíveis avanços e retrocessos nesse processo formativo. A pesquisa documental foi a metodologia utilizada, apoiando-se no levantamento das resoluções, dos processos de reformulação curricular e da ementa da disciplina que orientam a presença do carácter tecnológico na matriz curricular. A análise dos dados permitiu evidenciar que a presença da disciplina TICAEQ é limitante e ineficiente, principalmente quanto observamos o conteúdo programático que se encontra distante da realidade tecnológica atual. As práticas desenvolvidas no seio dessa disciplina provavelmente não contribuem para a construção de ideias que auxilie o professor de Química na escolha do momento e da metodologia mais adequados para vincular os dispositivos tecnológicos a sua prática pedagógica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Alagoas - IFAL | pt_BR |
dc.subject | Educação - Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Communication | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Information technology | en |
dc.subject | Chemistry | en |
dc.title | A formação de professores de Química no Instituto Federal de Sergipe (IFS) para a utilização das TIC: uma análise a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas a Educação Química (TICAEQ) | pt_BR |
dc.title.alternative | The training of chemistry teachers at the Federal Institute of Sergipe (IFS) for the use of ICT: an analysis from the subject of Information and Communication Technology applied to Chemical Education (TICAEQ) | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Jesus, Weverton Santos de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Elisânia Santana de | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Michael Douglas Santos | - |
dc.description.abstract2 | This article aimed to discuss the process of inclusion and educational proposal of the discipline of Information and Communication Technology Applied Chemistry Education (TICAEQ) as a space for the training of chemistry teachers for the use of TIC in the Bachelor's Degree in Chemistry IFS / Campus Aracaju, in order to understand the possible advances and setbacks in this training process. The documentary research was the methodology used, relying on the survey of the resolutions of the curriculum reform processes and the menu of discipline that guide the presence of technological character in the curriculum. Data analysis has highlighted that the presence of TICAEQ discipline is limiting and inefficient, especially as we observe the program content which is far from the current technological reality. The practice developed within this discipline probably do not contribute to the construction of ideas that helps the professor of chemistry at the timing and the most appropriate methodology to link the technological devices to their practice. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A formacao de professores de Quimica no Instituto Federal de Sergipe.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.