Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-03-14T16:47:40Z-
dc.date.available2019-03-14T16:47:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationJESUS, Weverton Santos de; OLIVEIRA, Elisânia Santana de; MONTEIRO, Michael Douglas Santos. A formação de professores de Química no Instituto Federal de Sergipe (IFS) para a utilização das TIC: uma análise a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas a Educação Química (TICAEQ). In.: CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 11., 2016, Maceió. Anais... Maceió: Instituto Federal de Alagoas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/789-
dc.description.abstractO presente artigo teve por objetivo discutir o processo de inclusão e a proposta pedagógica da disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicadas a Educação Química (TICAEQ) como um espaço para a formação de professores de Química para a utilização das TIC no curso de Licenciatura em Química do IFS/Câmpus Aracaju, afim de entendermos os possíveis avanços e retrocessos nesse processo formativo. A pesquisa documental foi a metodologia utilizada, apoiando-se no levantamento das resoluções, dos processos de reformulação curricular e da ementa da disciplina que orientam a presença do carácter tecnológico na matriz curricular. A análise dos dados permitiu evidenciar que a presença da disciplina TICAEQ é limitante e ineficiente, principalmente quanto observamos o conteúdo programático que se encontra distante da realidade tecnológica atual. As práticas desenvolvidas no seio dessa disciplina provavelmente não contribuem para a construção de ideias que auxilie o professor de Química na escolha do momento e da metodologia mais adequados para vincular os dispositivos tecnológicos a sua prática pedagógica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCongresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPIpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Alagoas - IFALpt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectChemistryen
dc.titleA formação de professores de Química no Instituto Federal de Sergipe (IFS) para a utilização das TIC: uma análise a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas a Educação Química (TICAEQ)pt_BR
dc.title.alternativeThe training of chemistry teachers at the Federal Institute of Sergipe (IFS) for the use of ICT: an analysis from the subject of Information and Communication Technology applied to Chemical Education (TICAEQ)en
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorJesus, Weverton Santos de-
dc.contributor.authorOliveira, Elisânia Santana de-
dc.contributor.authorMonteiro, Michael Douglas Santos-
dc.description.abstract2This article aimed to discuss the process of inclusion and educational proposal of the discipline of Information and Communication Technology Applied Chemistry Education (TICAEQ) as a space for the training of chemistry teachers for the use of TIC in the Bachelor's Degree in Chemistry IFS / Campus Aracaju, in order to understand the possible advances and setbacks in this training process. The documentary research was the methodology used, relying on the survey of the resolutions of the curriculum reform processes and the menu of discipline that guide the presence of technological character in the curriculum. Data analysis has highlighted that the presence of TICAEQ discipline is limiting and inefficient, especially as we observe the program content which is far from the current technological reality. The practice developed within this discipline probably do not contribute to the construction of ideas that helps the professor of chemistry at the timing and the most appropriate methodology to link the technological devices to their practice.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formacao de professores de Quimica no Instituto Federal de Sergipe.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.