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dc.date.accessioned2019-03-18T19:04:44Z-
dc.date.available2019-03-18T19:04:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationDIAS, Bruna de Oliveira [et. al]. O ensino profissionalizante e o multiculturalismo: vozes docentes no Instituto Federal de Sergipe. In.: CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 11, 2016, Anais... Maceió, Instituto Federal de Alagoas - IFAL, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/794-
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de pesquisa que buscou efetuar um levantamento sobre os aspectos multiculturais presentes no processo educacional do ensino profissionalizante médio integrado, no Instituto Federal de Sergipe, captando as vozes docentes. Dadas as características e o recorte delimitado, considerando as dimensões tempo, recursos disponíveis e instituição estudada, assumiu um viés exploratório. Utilizamos métodos de análise estatística descritiva, quanto a validação cruzada entre o banco de dados derivado do questionário aplicado, em contraposição a observação associada à pesquisa documental. Partiu-se da premissa que o compromisso com a diversidade cultural, que se espera presente no ensino profissionalizante, seja representado não somente com os códigos europeus e norte-americanos brancos, porém destacando que mais atenção poderia ser dada à diversidade de códigos em função de raças, etnias, gênero e classe social. Todas as classes têm o direito de acesso aos códigos da cultura erudita, porque esses são os códigos dominantes — os códigos do poder. É necessário conhecê-los, ser versado neles, mas tais códigos continuarão como um conhecimento exterior, a não ser que o indivíduo tenha dominado as referências culturais da sua própria realidade, que são representadas no e pelo multicultural. A análise dos dados coletados indica a necessidade de ampliação do nível de conhecimento da temática junto aos docentes, bem como a quase inexistência da participação institucional na inserção e valorização da temática do multicultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCongresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Alagoas - IFALpt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectCultureen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleO ensino profissionalizante e o multiculturalismo: vozes docentes no Instituto Federal de Sergipept_BR
dc.title.alternativeVocational education and multiculturalism: teaching voices at the Federal Institute of Sergipeen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorDias, Bruna de Oliveira-
dc.contributor.authorMeneses, Jorge Luide Curvelo Santana-
dc.contributor.authorMelo, José Damião de-
dc.contributor.authorFranco, Dulce Maria Morais do Amaral-
dc.contributor.authorMelo, Valdenice de Jesus-
dc.description.abstract2This article presents research results on the multicultural aspects present in the educational process of the integrated average vocational education, conducted on the Federal Institute of Sergipe, capturing voices of teachers. Given the characteristics and the defined cut, the dimensions of time and available resources, took an exploratory bias. Methods of descriptive statistics was used, as cross-validation between the derived database questionnaire, as opposed to observation associated with documentary research. We started from the premise that the commitment to cultural diversity, which is expected this in vocational education, is represented not only by Europeans and white Americans codes, but stressing that more attention could be given to the diversity of function codes race, ethnicity, gender and social class. All classes have the right to access to the codes of high culture, because those are the dominant codes - the power of the codes. You must know them, be versed in them, but such codes will continue as an external knowledge, unless the individual has mastered the cultural references of its own reality, which are represented in and by multicultural. The analysis of the data indicates the need to increase the knowledge of the thematic level with the teachers, and the almost non-existence of institutional participation in the integration and enhancement of the multicultural theme.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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