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dc.date.accessioned2019-03-25T16:29:31Z-
dc.date.available2019-03-25T16:29:31Z-
dc.date.issued2015-07-
dc.identifier.citationLIMA, Edilio José Soares. Lugares da memória: potencialidades do partrimônio material da cidade de Aracaju (SE) para a educação patromonial. In.: Simpósio Nacional de História, 28, Florianópolis. 2015. Anais eletrônicos... Florianópolis, ANPUH, jul., 2015 28, Florianópolis, jul., 2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/795-
dc.description.abstractO trabalho discute as potencialidades educacionais que se instauram com a utilização de determinados monumentos e prédios tombados da cidade de Aracaju, datados do início do século XX (início da modernidade neste espaço), para a educação patrimonial. Num primeiro momento, rastreia os espaços definidos como “lugares da memória”, partindo do pressuposto que estes espaços tanto possuem valor estético e simbólico, quanto são portadores de informações históricas. Nessa perspectiva, num segundo momento, simultâneo e complementar, toma-se tais espaços como lugares passíveis de historicidade e intencionalidade, para tecer considerações analíticas no sentido de demonstrar que se pode transformá-los em ações destinadas a educação patrimonial.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional dos Professores Universitários de História - ANPUHpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)pt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)pt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAracaju - SEpt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectPatrimonyen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectEducationen
dc.titleLugares da memória: potencialidades do partrimônio material da cidade de Aracaju (SE) para a educação patromonialpt_BR
dc.title.alternativePlaces of memory: potentialities of the material part of the city of Aracaju (SE) for the patromonial educationLima,en
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorLima, Edilio José Soares-
dc.description.abstract2This work discusses the educational potential that arise with the use of certain monuments and buildings listed in the city of Aracaju, dating from the beginning of the 20th century (beginning of modernity in this space), for heritage education. At first, it traces the spaces defined as "places of memory", assuming that these spaces both have aesthetic and symbolic value, as well as bearers of historical information. In this perspective, in a second moment, simultaneous and complementary, these spaces are taken as places of historicity and intentionality, to make analytical considerations in the sense of showing that they can be transformed into actions destined to heritage education.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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