Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/802
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2019-03-28T17:30:57Z | - |
dc.date.available | 2019-03-28T17:30:57Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Maria do Socorro. Formação da moral educação e os princípios da condição humana na Idade Moderna. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 7, São Cristovão. 2013. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, p.1-11, set./2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/802 | - |
dc.description.abstract | Este artigo pretendeu refletir sobre alguns princípios da concepção de moral e educação para a formação do homem na Idade Moderna, bem como estabelecer uma relação de traços daquele pensamento educacional com questões relacionadas à pesquisa em História da Educação no Brasil. Para isso, apresentei neste texto algumas considerações contemporâneas acerca da formação da moral para o estabelecimento de relações culturais entre o indivíduo e a sociedade, pelo que destaco a educação como uma condição fundamental na condução desse processo civilizador. Estabeleço aqui diálogo com alguns clássicos do pensamento educacional da era moderna, bem como com autores contemporâneos que se debruçaram sobre a produção das relações sociais no século XX. A análise e realizada neste artigo se fundamenta nas orientações teórico-metodológicas da História Cultural. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe - UFS | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (Educon) | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Moral | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Relação social | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Culture | en |
dc.subject | History of education | en |
dc.title | Formação da moral educação e os princípios da condição humana na Idade Moderna | pt_BR |
dc.title.alternative | Formation of moral education and the principles of human condition in the Modern Age | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Maria do Socorro | - |
dc.description.abstract2 | This article intends to reflect on some principles of the conception of moral and education for the formation of the man in the Modern Age, as well as to establish a relation of traces of that educational thought with questions related to the research in History of Education in Brazil. For this, I have presented in this text some contemporary considerations about the formation of morals for the establishment of cultural relations between the individual and society, for which I emphasize education as a fundamental condition in the conduct of this civilizing process. I establish here a dialogue with some classics of educational thought of the modern era, as well as with contemporary authors who have studied the production of social relations in the twentieth century. The analysis and carried out in this article is based on the theoretical-methodological orientations of Cultural History. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formacao da moral educacao e os principios da condicao humana na idade moderna.pdf | 210,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.