Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-03-28T17:30:57Z-
dc.date.available2019-03-28T17:30:57Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.citationLIMA, Maria do Socorro. Formação da moral educação e os princípios da condição humana na Idade Moderna. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 7, São Cristovão. 2013. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, p.1-11, set./2013pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/802-
dc.description.abstractEste artigo pretendeu refletir sobre alguns princípios da concepção de moral e educação para a formação do homem na Idade Moderna, bem como estabelecer uma relação de traços daquele pensamento educacional com questões relacionadas à pesquisa em História da Educação no Brasil. Para isso, apresentei neste texto algumas considerações contemporâneas acerca da formação da moral para o estabelecimento de relações culturais entre o indivíduo e a sociedade, pelo que destaco a educação como uma condição fundamental na condução desse processo civilizador. Estabeleço aqui diálogo com alguns clássicos do pensamento educacional da era moderna, bem como com autores contemporâneos que se debruçaram sobre a produção das relações sociais no século XX. A análise e realizada neste artigo se fundamenta nas orientações teórico-metodológicas da História Cultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipColóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (Educon)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectRelação socialpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectCultureen
dc.subjectHistory of educationen
dc.titleFormação da moral educação e os princípios da condição humana na Idade Modernapt_BR
dc.title.alternativeFormation of moral education and the principles of human condition in the Modern Ageen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorLima, Maria do Socorro-
dc.description.abstract2This article intends to reflect on some principles of the conception of moral and education for the formation of the man in the Modern Age, as well as to establish a relation of traces of that educational thought with questions related to the research in History of Education in Brazil. For this, I have presented in this text some contemporary considerations about the formation of morals for the establishment of cultural relations between the individual and society, for which I emphasize education as a fundamental condition in the conduct of this civilizing process. I establish here a dialogue with some classics of educational thought of the modern era, as well as with contemporary authors who have studied the production of social relations in the twentieth century. The analysis and carried out in this article is based on the theoretical-methodological orientations of Cultural History.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formacao da moral educacao e os principios da condicao humana na idade moderna.pdf210,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.