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Título: Sistema prisional e educacao na producao intelectual de Carvalho Neto
Título(s) alternativo(s): Prison system and education in the intellectual production of Carvalho Neto
Autor(es): Lima, Maria do Socorro
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Política educacional; Intelectual; História da educação; Carvalho Neto, Antônio Manoel de (Biografia); Education; Educational politics; History of education; Sistema prisional
Data do documento: Set-2012
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (Educon)
Citação: LIMA, Maria do Socorro. Sistema prisional e educacao na producao intelectual de Carvalho Neto. In.: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 6, São Cristovão. 2012. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 06, n. 01, p.1-15, set./2012
Resumo: Este artigo teve como objetivo principal analisar alguns aspectos educacionais na obra do intelectual sergipano Antônio Manoel de Carvalho Neto (1889-1954), tendo como fonte o romance penitenciário pedagógico, “Vidas Perdidas” escrito em 1932. Esta investigação se insere no aprofundamento da pesquisa sobre aquele intelectual, sobre o qual já realizamos pesquisa no mestrado, onde analisamos suas ações na Direção Geral de Instrução Pública em Sergipe (1918-1921), instituição responsável pelo funcionamento da gestão educacional em Sergipe, nas primeiras décadas do século XX. O objetivo no aprofundamento da pesquisa foi provocado a partir do momento que compreendemos haver indícios de propostas educacionais nos escritos de Carvalho Neto. Esta pesquisa se insere no campo da História da Educação, fundamentada na História Cultural.
Resumo (segunda língua): This article aimed to analyze some aspects of the educational work of intellectual born in Sergipe Antonio Manoel de Carvalho Neto (1889-1954), with the source novel pedagogical prison, "Lost Lives" written in 1932. This research is part of the further research on that intellectual, about whom I have conducted research in the Masters, where we analyze their actions in the General Direction of Public Instruction in Sergipe (1918-1921), an institution responsible for the operation of educational administration in Sergipe, in first decades of the twentieth century. The object of further research was triggered from the moment we understand there is evidence of educational proposals in the writings of Carvalho Neto. This research falls within the field of History of Education, based in Cultural History.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/804
ISSN: 1982-3657
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