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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/812
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.date.accessioned | 2019-04-11T13:42:40Z | - |
dc.date.available | 2019-04-11T13:42:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-09 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Elizabeth Azevedo; SOUZA, John Kennedy Azevedo. Formação de professores e o ensino no PROEJA: uma política de inclusão social. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 10, São Cristovão. 2016. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 10, n. 01, p.1-12, set., 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/812 | - |
dc.description.abstract | O Programa Nacional de Educação profissional integrada à Educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na concepção de formação continuada do cidadão e, considerando o papel estratégico da Educação profissional nas políticas de inclusão social, busca o desenvolvimento humano e justiça social. O PROEJA se constitui numa política pública inclusiva pela via da educação e do trabalho. Seus alicerces apresentam convergência nos três campos da educação: 1. formação para atuação no mundo do trabalho (EPT); 2. O modo próprio de fazer educação considerando as especificidades dos sujeitos na modalidade EJA; 3. formação para o exercício de cidadania. No tocante à formação de professores, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB N. 9.394/96, refere-se aos cursos Superiores de Licenciatura nas Universidades brasileiras e propõe uma matriz curricular que contemple em sua formação acadêmica as diversas modalidades de ensino, inclusive, a Educação de Jovens e Adultos. Os professores que tiveram sua formação acadêmica sob a égide da LDB Nº 5.692/71 têm dificuldades maiores com o ensino do PROEJA, cujas implicações estão presentes nas práticas docentes, nos discursos dominantes, talvez por falta de uma inovação pedagógica articulada com as experiências, competências e habilidades para atuarem nessa modalidade de ensino. A Nova LDB trouxe para as universidades nos cursos de formação de professores, novas perspectivas no elenco de disciplinas na área de Educação de Jovens e Adultos, cujos licenciandos e profissionais (professores e pedagogos) adquirem habilidades e competências para lidar com a Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade EJA. Nesse sentido, além da formação acadêmica, os docentes precisam ter a vontade política de mudança e o compromisso pedagógico com os alunos da rede pública, principalmente, os das comunidades populares cujas dificuldades no processo ensino aprendizagem são maiores. Pretende-se aqui, provocar uma reflexão sobre a formação de professores nas universidades e as práticas docentes no Ensino básico na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade - EDUCON | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe - UFS | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | PROEJA | pt_BR |
dc.subject | Professional education | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Educational politics | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Social inclusion | en |
dc.title | Formação de professores e o ensino no PROEJA: uma política de inclusão social | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher training and teaching in PROEJA: a policy of social inclusion | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Elizabeth Azevedo | - |
dc.contributor.author | Souza, John Kennedy Azevedo | - |
dc.description.abstract2 | The National Education Programme, integrated to basic education in the mode of education of young people and adults, in the design of integral formation of the citizen and, considering the strategic role of the Professional Education in social inclusion policies, search the human development and social justice. The PROEJA is an inclusive public policy through education and work. Its foundations present convergence in three fields of education: 1. training for operations in the world of work (EPT); 2. The mode of making education considering the specifics of the subject in the EJA mode; 3. training for the exercise of citizenship. With regard to teacher training, the law of Guidelines and Bases for national education-LDB n. 9,394/96, refers to graduate courses in Brazilian universities and proposes a curriculum matrix that includes in his academic training the different forms of education, including adult and youth education. Teachers who have had their academic training under the aegis of the LDB paragraph 5,692/71, have greater difficulties with the teaching of PROEJA, whose implications are present in the teaching practices, in dominant, perhaps for lack of a pedagogical innovation articulated with the experiences, skills and abilities to work in this mode of teaching. The new LDB brought to the universities in the teacher training courses, new perspectives on the cast of disciplines in the area of adult and youth education, whose licenciandos and professionals (teachers and educators) acquire skills and competencies to deal with the Integrated professional education to basic education in ADULT and YOUTH EDUCATION. In that sense, in addition to academic training, teachers must have the political will to change and pedagogical commitment with the public, especially students, the popular communities whose difficulties in teaching learning process are bigger. It is intended here, provoke a reflection on the training of teachers in universities and faculty practices in basic education in adult and youth education. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Formacao_de_professores_e_o_ensino_no_proeja_uma_politica_de_inclusao_John Ken.pdf | 250,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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