Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-04-22T16:04:53Z-
dc.date.available2019-04-22T16:04:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMENEZES, Tayanne Santana [ et. al]. Proposta de uso do software R no Trabalho de Conclusão de Curso. In.: CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 11., 2016, Maceió. Anais... Maceió: Instituto Federal de Alagoas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/824-
dc.description.abstractEste artigo apresenta relato da avaliação de um projeto de pesquisa conduzido com o objetivo de formular uma estratégia para a construção de pontes cognitivas entre questões de pesquisa, organização de amostras, métodos de coleta e os métodos estatísticos, com o apoio do Software Estatístico R, com foco específico aos estudantes que estão envolvidos com TCC em um campus do Instituto do Interior do Estado de Sergipe/Brasil. A pesquisa pretendeu desenvolver uma estratégia didática e metodológica, que ampliasse a efetividade dos testes estatísticos por meio da seleção de questões claras e da ligação dessas com a teoria e o método de análise. O contexto de capacitação foi adaptado para uma análise estatística utilizando o software estatístico R como base da estratégia de nivelamento e transferência de conhecimento via execução de oficinas, onde os discentes foram apresentados a base cognitiva para a utilização do R e os tipos de distribuição estatística essenciais para o desenvolvimento de seus projetos de conclusão. Finalmente apresentamos os resultados obtidos nesse processo, com uma análise qualitativa da percepção dos participantes após as oficinas e sua usabilidade em seus projetos de pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCongresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPIpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Alagoas - IFALpt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectSoftware - R (estatístico)en
dc.subjectStatisticen
dc.subjectProbabilityen
dc.titleProposta de uso do software R no Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.title.alternativeA proposal for use of software R in the course final projecten
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Tayanne Santana-
dc.contributor.authorJesus, Cleidiane Santos de-
dc.contributor.authorSantos, Paulo Franklin Tavares-
dc.contributor.authorMelo, Valdenice de Jesus-
dc.contributor.authorMelo, José Damião de-
dc.description.abstract2This article presents report of the evaluation of a research project conducted in order to formulate a strategy to build cognitive bridges between research questions, organizing samples, collection and statistical methods, with the support of Statistical Software R, with specific focus on students who are involved with CFPin a campus ofInstitute Federal of Sergipe, located in the inner of the State of Sergipe/Brasil. The research intended to develop a didactic and methodological strategy that enhances the effectiveness of statistical tests by selecting clear issues and link these to the theory and the method of analysis. The training context has been adapted for a statistical analysis using the statistical software R based leveling strategy and knowledge transfer through implementation workshops, where students were given the knowledge base for the use of R and types of essential statistical distribution for the development of its project completion. At the endwe present the results of this process with a qualitative analysis of the perception of the participants after the workshops and their usability in their research projects.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de uso do software R no Trabalho de Conclusao de Curso (1).pdf899,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.