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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.date.accessioned | 2019-04-24T17:15:14Z | - |
dc.date.available | 2019-04-24T17:15:14Z | - |
dc.date.issued | 2015-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jéssica Fernanda França [et al]. Práticas pedagógicas na perspectiva de inovação na proposta do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEFS. In: Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 12, Curitiba. 2015. Anais eletrônicos... Curitiba, PUCPR, out., 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-1396 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/829 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho versa sobre os resultados finais da investigação que buscou conhecer e analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), destacando como este concebe as Práticas Pedagógicas na perspectiva de Inovação. Esse trabalho é um recorte de um projeto de pesquisa maior, intitulado “Pedagogia no Ensino Superior: Trajetória Histórica de Práticas Educativas Inovadoras”, desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU, da UEFS. Especificamente a investigação partiu do seguinte questionamento: Que perspectivas inovadoras possuem o Projeto Político Pedagógico do curso de licenciatura em Ciências Biológica da UEFS? Para o desenvolvimento dessa pesquisa foram utilizadas leituras de Veiga (2003), Cunha (2009), Louis (2009) dentre outros importantes estudos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tendo como instrumento para coleta de dados a analise documental. Nessa análise, foi possível identificar indícios de que o Curso de Ciências Biológicas da UEFS está pautado na perspectiva de Inovação apontada pelos autores que embasam este trabalho, uma vez que, dentre outros fatores, a proposta valoriza a relação horizontal entre os pares envolvidos no processo ensino-aprendizagem com o objetivo de possibilitar um planejamento condizente com as especificidades dos contextos, busca caminhos para articular teoria e prática, prevê o uso de tecnologias de informação (TICs) articulado aos objetivos de aprendizagem, etc. A analise deste PPP demonstrou a importância de se repensar a prática pedagógica no ensino superior atentando para as inovações que estão ocorrendo tanto no cenário educacional como na sociedade no geral. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Congresso Nacional de Educação - EDUCERE | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | - |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Currículo Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico de Curso - PPC | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Prática como Componente Curricular - PCC | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Pedagogical practice | en |
dc.subject | Pedagogy | en |
dc.subject | Pedagogical curriculum | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Ensino | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas na perspectiva de inovação na proposta do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEFS | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical practices in the perspective of innovation in the proposal of the course of Licenciatura in Biological Sciences UEFS | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Jéssica Fernanda França | - |
dc.contributor.author | Melo, André Luís Canuto Duarte | - |
dc.contributor.author | Melo, Ferdinando Santos de | - |
dc.contributor.author | Silva, Taiara de Lima | - |
dc.description.abstract2 | This paper deals with the final results of the research that sought to know and analyze the Pedagogical Political Project (PPP) of the Licentiate course in Biological Sciences of the State University of Feira de Santana (UEFS), highlighting how it conceives the Pedagogical Practices in the perspective of Innovation . This work is a cut from a larger research project entitled "Pedagogy in Higher Education: Historical Trajectory of Innovative Educational Practices", developed by the Center for Studies and Research on University Pedagogy - NEPPU, UEFS. Specifically, the investigation was based on the following question: What innovative perspectives do the Political Pedagogical Project of the licentiate course in Biological Sciences of the UEFS have? For the development of this research were used readings of Veiga (2003), Cunha (2009), Louis (2009) among other important studies. It is a descriptive research, with a qualitative approach, having as instrument for data collection the documentary analysis. In this analysis, it was possible to identify indications that the UEFS Biological Sciences Course is based on the perspective of Innovation pointed out by the authors who base this work, since, among other factors, the proposal values the horizontal relationship between the pairs involved in the process teaching-learning with the aim of enabling planning according to the specifics of the contexts, searching for ways to articulate theory and practice, predicts the use of information technologies (ICTs) articulated to learning objectives, etc. The analysis of this PPP demonstrated the importance of rethinking the pedagogical practice in higher education, taking into account the innovations that are occurring both in the educational scene and in society in general. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
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