Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-05-10T16:55:54Z-
dc.date.available2019-05-10T16:55:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMENEZES, Claudia Cardinale Nunes, BORTOLI, Robélius de. Potential of gamification as assessment tool. Creative Education , v. 07, p. 561-566, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/843-
dc.description.abstractThis article describes the gamification and how it can be applied to the design of innovative tasks related to formative assessment. It is argued that the inclusion of some aspects of the gamification technology can have a positive effect on the development of innovative assessment systems. Through a literature search, we show that there is room for these types of game elements on formative assessment, with reflections on: the ideas and concepts related to gamification, assessment modalities, formative assessment in the context of gamification, and the end point potential of gamification as an evaluation tool. The integration of gamification as part of evaluation tasks is a complex process that needs to take into consideration not only the surrounding or motivational aspects of the activity, but also the quality criteria that are required according to the type of evaluation that is being developed.en
dc.description.sponsorshipCreative Educationpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherScientific Research Publishing Inc. - SCIRPen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJogo eletrônicopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectGamificationen
dc.subjectGamesen
dc.subjectEducationen
dc.titlePotential of gamification as assessment toolen
dc.title.alternativePotencial da gamificação como ferramenta de avaliaçãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Cláudia Cardinale Nunes-
dc.contributor.authorBortoli, Robélius de-
dc.description.abstract2Este artigo descreve o gamification e como ele pode ser aplicado ao design de tarefas inovadoras relacionados à avaliação formativa. Argumenta-se que a inclusão de alguns aspectos da gamificação A tecnologia pode ter um efeito positivo no desenvolvimento de sistemas de avaliação inovadores. Através uma pesquisa bibliográfica, mostramos que há espaço para esses tipos de elementos de jogo na avaliação formativa, com reflexões sobre: ​​as idéias e conceitos relacionados à gamificação, modalidades de avaliação, avaliação formativa no contexto da gamificação e o potencial final da gamificação como uma ferramenta de avaliação. A integração da gamificação como parte das tarefas de avaliação é um processo que precisa levar em consideração não apenas os aspectos envolventes ou motivacionais a atividade, mas também os critérios de qualidade que são necessários de acordo com o tipo de avaliação que está sendo desenvolvido.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Agroecologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Potential_of_Gamification_as_Assessment_Tool.pdf231,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador