Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/851
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2019-05-17T13:04:54Z | - |
dc.date.available | 2019-05-17T13:04:54Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Luiz Carlos Vieira. O corpo que ginga, jogo e luta [e-book]: a corporeidade na capoeira. - 1. ed.. Aracaju: Edifs, 2018 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-9591-072-0 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/851 | - |
dcterms.description.abstract | A pesquisa intitulada: O corpo na perspectiva dos Mestres de capoeira no Município de Aracaju, teve como delimitação o seguinte problema: qual a concepção de corpo presente nos discursos dos mestres de capoeira de Aracaju? Diante deste problema o objetivo do presente estudo foi diagnosticar e identificar a concepção de corpo dos Mestres de capoeira do Município de Aracaju, a fim de entender de que forma eles se percebem enquanto corpo e, se o ato de jogar capoeira está diretamente relacionado à sua existencialidade corpórea, bem como, se o saber culturalmente construído é percebido pelos Mestres de capoeira. Esta pesquisa se justifica por contribuir para a reflexão e re-interpretação do corpo praticante de capoeira, isto porque o corpo foi tratado para além de sua condição óssea, muscular e fisiológica. O corpo aqui foi abordado na perspectiva de um corpo humano vivo, construído dinamicamente pela inter-relação corpo-objeto, corpo-sujeito, razão-emoção, natureza-cultura. Para tanto, os estudos da corporeidade foram o suporte para o diálogo entre esses pólos aparentemente antagônicos visando à superação desses dualismos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Mestre Lucas | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Memory | en |
dc.subject | Representation | en |
dc.subject | Culture | en |
dc.title | O corpo que ginga, jogo e luta: a corporeidade na capoeira | pt_BR |
dc.title.alternative | The swinging body, game and fight: the corporeality in capoeira | en |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional do Instituto Federal de Sergipe (RIFS) concedida pelo editor | pt_BR |
dcterms.description.abstract2 | The research entitled: The body from the perspective of Capoeira Masters in Aracaju Municipality, had the following problem: what is the conception of body present in the discourses of Capoeira Masters of Aracaju? Given this problem the objective of the present study was to diagnose and identify the body conception of the Capoeira Masters of Aracaju Municipality, in order to understand how they perceive themselves as a body and, if the act of playing capoeira is directly related to their corporeal existentiality, as well, if the knowledge culturally built is perceived by the Capoeira Masters. This research is justified by contributing to the reflection and re-interpretation of the capoeira practitioner body, because the body was treated beyond its condition. bone, muscular and physiological. The body here was approached from the perspective of a body living human, dynamically constructed by the interrelation body-object, body-subject, reason-emotion, nature-culture. To this end, the studies of corporeality were the support for the dialogue between these apparently antagonistic poles aiming at overcoming these dualisms. | en |
dc.contributor.author | Tavares, Luiz Carlos Vieira | - |
Aparece nas coleções: | Livro eletrônico (E-books) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O_corpo_que_ginga_jogo_e_luta_a_corporeidade_na_capoeira.pdf | 632,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.