Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-05-31T17:33:33Z-
dc.date.available2019-05-31T17:33:33Z-
dc.date.issued2012-01-
dc.identifier.citationFONSECA, Silvio Aparecido et al. Notas preliminares ABENEFS sobre a Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde. Caderno FNEPAS, Rio de Janeiro, v. 2, jan., 2012pt_BR
dc.identifier.issn2237-4175-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/867-
dc.description.abstractNa recente e agradável receptividade encontrada pela Associação Brasileira de Ensino em Educação Físi-ca para a Saúde (ABENEFS) junto ao Fórum Nacional de Educação das Profissões da área da Saúde (FNEPAS), recebemos, também, o presente e o desafio de apresentarmos aos colegas das demais áreas da saúde um pouco da história, dos avanços e dos dilemas da nossa categoria profissional. Acreditamos que este meio de comunicação permitirá uma relação mais harmoniosa e profícua entre a Educação Física e outras categorias da saúde, nos diferentes cenários de aprendizagem e de prática, em que, em anos recentes, temos nos encontrado para compartilhar angústias e saberes; enfim, onde buscamos a alteridade para formação e intervenção multiprofissional em busca da integralidade na formação e na atenção à saúde. Assim, objetivamos apresentar a Educação Física em relação a quem somos, o que fazemos e o que a ABENEFS pretende empreender para estreitar laços com docentes, discentes, profissionais e sujeitos, no intuito de aprender e contribuir para processos de mudança na formação multiprofissional em saúde. Não há, a priori, uma preocupação em centramos a narrativa do texto numa concepção histórica exclusivamente narrativa, pragmática ou científica. Elas se delimitam naturalmente, em função das nossas limitações de espaço, conhecimento e foco em questão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCaderno FNEPASpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFórum Nacional de Educação das Profissões na Área de Saúde – FNEPASpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectABENEFSpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectProfessional qualificationen
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectPhysical educationen
dc.titleNotas preliminares ABENEFS sobre a Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde.pt_BR
dc.title.alternativePreliminary notes on the Brazilian Association of Physical Education Teaching for health - ABENEFSen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Silvio Aparecido-
dc.contributor.authorSmith-Menezes, Aldemir-
dc.contributor.authorFeitosa, Wallacy Milton do Nascimento-
dc.contributor.authorLoch, Mathias Roberto-
dc.description.abstract2In the recent and pleasant receptivity found by the Brazilian Association of Education in Physical Education for Health (ABENEFS) with the National Forum of Education of Professions in the Health Area (FNEPAS), we also received the present and the challenge of presenting we can give our colleagues in the other areas of health some of the history, advances and dilemmas of our professional category. We believe that this means of communication will allow a more harmonious and fruitful relationship between Physical Education and other categories of health, in the different learning and practice scenarios, in which, in recent years, we have met to share anguish and knowledge; finally, where we seek alterity for training and multiprofessional intervention in search of integrality in training and health care. Thus, we aim to present Physical Education in relation to who we are, what we do and what ABE-NEFS intends to undertake in order to strengthen ties with teachers, students, professionals and subjects, in order to learn and contribute to processes of change in formation multiprofessional in health. There is, a priori, a concern in focusing the narrative of the text on an exclusively narrative, pragmatic, or scientific conception of history. They are naturally delimited by our limitations of space, knowledge, and focus.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Notas preliminares ABENEFS sobre a Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde.pdf209,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.