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Título: Gênero, sexualidades e juventudes: regulações e subversões dos corpos no cotidiano escolar
Título(s) alternativo(s): Gender, sexualities and youth: regulation and subversion of bodies in daily school life
Autor(es): Nascimento, Ana Paula Leite
Cruz, Maria Helena Santana
Palavras-chave: Gênero; Sexualidade; Corpo; Relação social; Juventude; Genre; Social relation; Sexualitie
Data do documento: Jul-2018
Editor: Universidade Federal da Bahia - UFBA
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação
Citação: NASCIMENTO, Ana Paula Leite, CRUZ, Maria Helena Santana. Gênero, sexualidades e juventudes: regulações e subversões dos corpos no cotidiano escolar. Cadernos de Gênero e Diversidade, Salvador, v. 4, n. 3, jul.-set., 2018
Resumo: O estudo problematizou as regulações de gênero e das sexualidades, evidenciando os corpos em cena no cotidiano da vida social e as marcas das regulações, subversões e resistências que atravessam o cotidiano escolar das juventudes. Nessa direção, problematizamos as regulações de gênero e das sexualidades, enfatizando as corporalidades silenciadas e/ ou expressadas na vida cotidiana e no cotidiano da escola. Apresentamos dados da Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil realizada em 2015 com adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, realizando um diálogo entre os interlocutores teóricos e empíricos (a partir dos dados coletados). Caracterizou-se como uma pesquisa quali-quantitativa, destacando-se como predominante a dimensão qualitativa. Constatamos que os corpos atribuídos aos homens e às mulheres são regulados desde a infância, tendo implicações no cotidiano da vida social e também escolar. Verificamos que não obstante as regulações criem parâmetros de pessoas que atravessam a vida cotidiana, as subversões e resistências dialeticamente estão presentes nesse cotidiano.
Resumo (segunda língua): The study problematized the regulations of gender and sexuality, highlighting the bodies on the scene in the daily life of social life and the marks of the regulations, subversions and resistances that cross the school daily life of the youths. In this direction, we problematize the regulations of gender and sexualities, emphasizing the corporalities silenced and / or expressed in daily life and in the daily life of the school. We present data from the National Survey on the Educational Environment in Brazil conducted in 2015 with adolescents and young lesbians, gays, bisexuals, transvestites and transsexuals, making a dialogue between the theoretical and empirical interlocutors (based on the data collected). It was characterized as a qualitative-quantitative research, emphasizing as predominant the qualitative dimension. We find that the bodies attributed to men and women are regulated from childhood, having implications in the daily life of social life and also school. We find that despite the regulations creating parameters of people who go through daily life, subversions and dialectical resistances are present in this daily life.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/885
ISSN: 2525-6904
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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