Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/887
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2019-06-18T15:00:36Z | - |
dc.date.available | 2019-06-18T15:00:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-01 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Ana Paula Leite, CRUZ, Maria Helena Santana. Juventudes em debate: uma análise teórica a partir da relação escola, culturas juvenis e gênero. Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE, Recife, v. 1, n. 8, p. 143-170, jan./jun., 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2446-6662 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/887 | - |
dc.description.abstract | O artigo realiza uma análise teórica sobre a relação escola, culturas juvenis e gênero, objetivando trazer para a arena da discussão os desafios do diálogo entre as juventudes e os demais sujeitos escolares, dada as contradições e tensões cotidianas preponderantes na relação escola e juventudes. Apresenta a intencionalidade de contribuir com referenciais teóricos para o entendimento das manifestações e estilos de vida das juventudes na perspectiva de demarcar as possibilidades de enfrentamento da invisibilidade das culturas juvenis na escola. Problematizamos sobre juventudes e sua cotidianidade na escola e registramos os elementos teóricos que perpassam a relação escola, culturas juvenis e a categoria gênero. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica. Destacou-se como predominante a natureza qualitativa da pesquisa. A análise e interpretação dos dados foram realizadas a partir de categorias definidas durante o estudo à luz do referencial teórico. A pesquisa foi norteada pelo método histórico dialético. Como resultados e aspectos conclusivos identificamos a necessidade da instituição escolar abrir campos ao entendimento das suas juventudes adotando a investigação e a escuta como ferramentas que possibilitem ao mesmo tempo a compreensão das identidades e do comportamento das juventudes, e, ainda atente-se para a necessidade de criar mecanismos que garantam maior visibilidade às culturas juvenis. Em se tratando da categoria gênero e seu entrecruzamento com as expressões das culturas juvenis, destacamos que os marcadores culturais das juventudes podem estar associados aos papéis sociais de homens e mulheres, os quais recebem influências no âmbito das relações sociais que se dão na família, na escola e na sociedade em geral. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE | pt_BR |
dc.publisher | Departamento de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | Youth | en |
dc.subject | Genre | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Culture | en |
dc.title | Juventudes em debate: uma análise teórica a partir da relação escola, culturas juvenis e gênero | pt_BR |
dc.title.alternative | Youth in debate: a theoretical analysis from the relationship school, youth cultures and gender | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Ana Paula Leite | - |
dc.contributor.author | Cruz, Maria Helena Santana | - |
dc.description.abstract2 | This article presents a theoretical analysis of the relation school, youth culture and gender, aiming to bring to the arena of discussion the challenges of dialogue between youths and other school subjects, given the contradictions and preponderant everyday tensions in the relationship school and youths. It shows the intention to contribute to theoretical frameworks for understanding the manifestations and youth lifestyles in perspective to demarcate the coping possibilities of the invisibility of youth culture in the school. We problematize about youths and their daily lives in school and record the theoretical elements that pervade school relationship, youth cultures and gender. The work was characterized as a literature search. It stood out as the predominant qualitative research. The analysis and interpretation of data were taken from the categories defined in the study based on the theoretical framework. The research was guided by the historical dialectic method. As results and conclusive aspects identified the need of the school open fields to the understanding of their youth by adopting research and listening as tools that enable the same time understanding the identity and behavior of youths, and also watch out for the need to create mechanisms to ensure greater visibility to youth cultures. In terms of gender and its intersection category with the expressions of youth culture, we emphasize that cultural youths markers may be associated with social roles of men and women, which are influenced in the social relationships that occur in the family, school and society in general. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Juventudes em debate uma analise teorica a partir da relacao escola (1).pdf | 770,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.