Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-06-18T15:00:36Z-
dc.date.available2019-06-18T15:00:36Z-
dc.date.issued2016-01-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ana Paula Leite, CRUZ, Maria Helena Santana. Juventudes em debate: uma análise teórica a partir da relação escola, culturas juvenis e gênero. Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE, Recife, v. 1, n. 8, p. 143-170, jan./jun., 2016pt_BR
dc.identifier.issn2446-6662-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/887-
dc.description.abstractO artigo realiza uma análise teórica sobre a relação escola, culturas juvenis e gênero, objetivando trazer para a arena da discussão os desafios do diálogo entre as juventudes e os demais sujeitos escolares, dada as contradições e tensões cotidianas preponderantes na relação escola e juventudes. Apresenta a intencionalidade de contribuir com referenciais teóricos para o entendimento das manifestações e estilos de vida das juventudes na perspectiva de demarcar as possibilidades de enfrentamento da invisibilidade das culturas juvenis na escola. Problematizamos sobre juventudes e sua cotidianidade na escola e registramos os elementos teóricos que perpassam a relação escola, culturas juvenis e a categoria gênero. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica. Destacou-se como predominante a natureza qualitativa da pesquisa. A análise e interpretação dos dados foram realizadas a partir de categorias definidas durante o estudo à luz do referencial teórico. A pesquisa foi norteada pelo método histórico dialético. Como resultados e aspectos conclusivos identificamos a necessidade da instituição escolar abrir campos ao entendimento das suas juventudes adotando a investigação e a escuta como ferramentas que possibilitem ao mesmo tempo a compreensão das identidades e do comportamento das juventudes, e, ainda atente-se para a necessidade de criar mecanismos que garantam maior visibilidade às culturas juvenis. Em se tratando da categoria gênero e seu entrecruzamento com as expressões das culturas juvenis, destacamos que os marcadores culturais das juventudes podem estar associados aos papéis sociais de homens e mulheres, os quais recebem influências no âmbito das relações sociais que se dão na família, na escola e na sociedade em geral.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPEpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPEpt_BR
dc.publisherDepartamento de Ciências Sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectGenreen
dc.subjectEducationen
dc.subjectCultureen
dc.titleJuventudes em debate: uma análise teórica a partir da relação escola, culturas juvenis e gêneropt_BR
dc.title.alternativeYouth in debate: a theoretical analysis from the relationship school, youth cultures and genderen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Ana Paula Leite-
dc.contributor.authorCruz, Maria Helena Santana-
dc.description.abstract2This article presents a theoretical analysis of the relation school, youth culture and gender, aiming to bring to the arena of discussion the challenges of dialogue between youths and other school subjects, given the contradictions and preponderant everyday tensions in the relationship school and youths. It shows the intention to contribute to theoretical frameworks for understanding the manifestations and youth lifestyles in perspective to demarcate the coping possibilities of the invisibility of youth culture in the school. We problematize about youths and their daily lives in school and record the theoretical elements that pervade school relationship, youth cultures and gender. The work was characterized as a literature search. It stood out as the predominant qualitative research. The analysis and interpretation of data were taken from the categories defined in the study based on the theoretical framework. The research was guided by the historical dialectic method. As results and conclusive aspects identified the need of the school open fields to the understanding of their youth by adopting research and listening as tools that enable the same time understanding the identity and behavior of youths, and also watch out for the need to create mechanisms to ensure greater visibility to youth cultures. In terms of gender and its intersection category with the expressions of youth culture, we emphasize that cultural youths markers may be associated with social roles of men and women, which are influenced in the social relationships that occur in the family, school and society in general.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juventudes em debate uma analise teorica a partir da relacao escola (1).pdf770,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.