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Título: Temporada Gastronômica Sergipanidades: sabores da hospitalidade
Título(s) alternativo(s): Gastronomic Season Sergipanidades: flavors of hospitality
Autor(es): Silva, Dayseanne Teles
Orientador: Azevedo, Denio Santos
Palavras-chave: Turismo; Hospitalidade; Cultura; Gastronomia; Identidade; Festival gastronômico; Tourism; Culture; Hospitality; Gastronomy
Data do documento: 16-Abr-2018
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Departamento de Pós-graduação
Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Turismo - PPMTUR/IFS
Citação: SILVA, Dayseanne Teles. Temporada Gastronômica Sergipanidades: sabores da hospitalidade. 2018. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2018.
Resumo: A medida que a informação adquire valor, influenciando a construção do comportamento e consumo da sociedade, é possível perceber dois cenários: a exploração da diferenciação local pela globalização – enquanto estratégia de criação de nichos de mercado – e uma lógica homogeneizante do consumo. Enquanto identidade cultural, a gastronomia apresenta códigos carregados de significados relacionados às estruturas ambientais e territoriais, refletindo sua diversidade nos hábitos, consumos, estruturas de poder e modos de produção de seus grupos, influenciados também, pelas múltiplas relações entre o global e o local. É neste cenário abrangente que se inicia o delinear deste trabalho, trazendo como objetivo geral: propor a realização de um evento gastronômico em Aracaju/SE com a perspectiva de relacionar hospitalidade e identidade por meio da valorização de elementos da gastronomia sergipana. Desde os anos 1960, Aracaju fez dos eventos uma forma de atrair turistas e atualmente se percebe uma demanda para a realização de eventos culturais e gastronômicos. Partindo desta perspectiva, surge o projeto “Temporada Gastronômica Sergipanidades: Sabores da Hospitalidade”. Esta pesquisa se classifica enquanto descritiva-exploratória, tendo como objetivos específicos: i) discutir as relações entre turismo, hospitalidade, identidade e gastronomia; ii) analisar a gastronomia enquanto fator identitário, atrativo turístico e diferencial competitivo; iii) compreender a construção histórica da identidade sergipana; iv) inventariar elementos da gastronomia sergipana. A partir de uma abordagem qualitativa, serão elencadas discussões sobre identidade, globalização, hospitalidade e gastronomia. Da pesquisa bibliográfica, foi possível a delimitação da proposta do evento, construção de metas e etapas, um plano de ação e prognóstico; já as entrevistas buscaram perceber a aceitação dos gestores. A pesquisa bibliográfica permitiu realizar um mapeamento de quais elementos se destacam na gastronomia sergipana e construir o diagnóstico deste projeto. A percepção de uma variedade de elementos, tendo como maiores representantes: caranguejo, derivados da mandioca, queijos coalho, mangaba, aratu, amendoim cozido, entre outros, evidenciam a riqueza cultural do estado de Sergipe. As entrevistas possibilitaram a apresentação da proposta do evento a alguns gestores hoteleiros e suas considerações vieram a contribuir na percepção sobre a identidade sergipana e nas potencialidades do evento. Ter tantos elementos representativos das identidades sergipanas, seja na gastronomia, na cultura, nas músicas ou em sua história, que já aparecem em pesquisas científicas e na promoção turística do estado demonstra que, mesmo que o “sergipano não conheça sua cultura”, a atividade turística se encarrega de mantê-la, de comercializá-la.
Resumo (segunda língua): As information gains value, influencing the construction of society's behavior and consumption, it is possible to perceive two scenarios: the exploration of local differentiation by globalization as a strategy to create market niches, and a homogenizing logic. As a cultural identity, it presents codes loaded with meanings related to territorial structures and reflects their diversity in the habits, consumptions, power structures and modes of production of their groups, influenced also by the multiple relations between the global and the local. It is in this comprehensive scenario that the outline of this work begins, with the general goal of proposing the realization of a gastronomic event in Aracaju/SE with the perspective of relating hospitality and identity through the valorization of elements of Sergipe gastronomy. Since the 60's, Aracaju has made events a way to attract tourists and today there is a demand for cultural and gastronomic events. Starting from this perspective, the project "Sergipanidades Gastronomic Season: Flavors of Hospitality" appears. This research is classified as descriptive-exploratory, having as specific objectives: i) to discuss the relations between tourism, hospitality, identity and gastronomy; ii) analyze gastronomy as an identity factor, tourism attraction and competitive differential; iii) understand the historical construction of Sergipe identity; iv) inventory elements of Sergipe gastronomy. From a qualitative approach, discussions on identity, globalization, hospitality and gastronomy will be highlighted. Starting from the bibliographic research, it was possible to delimit the proposal of the event, the construction of goals and stages, a plan of action and prognosis, and the interviews sought to perceive the acceptance of the managers. The bibliographic research allowed mapping of which elements stand out in the Sergipe gastronomy and to construct the diagnosis of this project. The perception of a variety of elements, with the largest representatives: crab, cassava derivatives, mangaba, rennet cheese, aratu, cooked peanuts, among others, highlight the cultural richness of the state of Sergipe. The interviews made possible the presentation of the proposal of the event to some hotel managers and their brief considerations contributed to the perception about the Sergipe identity and the potentialities of the event. Having so many elements representative of Sergipe identities, whether in gastronomy, culture, music or history, which already appear in scientific research and in the promotion of tourism of the state, shows that even if the "Sergipe does not know its culture", the tourist activity is in charge of maintaining it, of marketing it.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/892
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