Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-07-01T18:15:25Z-
dc.date.available2019-07-01T18:15:25Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.citationNERY, Marco Arlindo Amorim Melo. Os agrônomos e a construção das políticas para o ensino agrícola no início do século XX. Rev. bras. hist. educ., Maringá-PR, v. 17, n. 1, p. 167-199, Jan./Mar., 2017pt_BR
dc.identifier.issn2238-0094-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/905-
dc.description.abstractAs discussões sobre a modernização agrícola e a formação de mão de obra especializada, já presentes ao longo do século XIX, ganharam maior destaque com a criação da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), que refletiu a ascensão de uma parcela da elite agrária que buscava mais espaço na cena política e a emergência dos agrônomos como detentores do saber científico voltado para as práticas agrícolas. Os membros da SNA contrapunham-se ao poder da elite agrária paulista, cobrando do governo central a criação de uma política que atendesse aos interesses da entidade. Das tensões entre a SNA e os cafeicultores paulistas foram criados o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio em 1906 e, quatro anos depois, a primeira lei brasileira de ensino agrícola.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Brasileira de História da Educaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de História da Educaçãopt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação agrícolapt_BR
dc.subjectAgrônomopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectHistory of educationen
dc.titleOs agrônomos e a construção das políticas para o ensino agrícola no início do século XXpt_BR
dc.title.alternativeAgronomists and the construction of policy for agricultural teaching in the early 20th centuryen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorNery, Marco Arlindo Amorim Melo-
dc.description.abstract2Discussions on agricultural modernization and the formation of specialized workers, already present throughout the 19th century, were highlighted by the establishment of the National Society of Agriculture (SNA). This fact demonstrated the rise of the landed elite seeking more space in politics, coupled to the emergence of agronomists as holders of scientific knowledge focused on agricultural practices. SNA members counterpoised the power of the São Paulo landed elite and demanded from the central Brazilian government the establishment of a policy that would meet the organization's interests. The Ministry of Agriculture, Industry and Trade (1906) was the result of tensions between the SNA and the São Paulo coffee growers. Four years later, legislation on agricultural education was enacted.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os agrônomos e a construção das políticas para o ensino agrícola.pdf376,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.