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dc.date.accessioned2019-07-02T14:46:40Z-
dc.date.available2019-07-02T14:46:40Z-
dc.date.issued2008-07-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da. O controle do espaço, do tempo e das atividades no internato da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 1, p. 57-70 jul./dez. 2008pt_BR
dc.identifier.issn1983-6597-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/907-
dc.description.abstractEste artigo é uma abordagem histórica do exercício do “poder disciplinar” no internato da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE (EAFSC-SE) e faz parte de um estudo mais amplo sobre a “pedagogia de internar” na referida instituição, no período de 1934 a 1967. São evidenciadas e analisadas as técnicas disciplinares de controle do espaço, do tempo e das atividades diárias dos internos. Os espaços do internato eram controlados pelas técnicas de distribuição dos internos em lugares fixos ou específicos, mas que permitiam a circulação produtiva e controlada. A sinalização do tempo, com os diversos “toques de cornetas” e outros dispositivos de controle, indicavam aos internos os horários regulados e impositivos. A rotina exaustiva de atividades seguia o padrão dos internatos escolares com um aspecto diferenciador: o trabalho braçal.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação - PPGEDpt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectEducação agrícolapt_BR
dc.subjectEscola Agrotécnica Federal de São Cristóvãopt_BR
dc.subjectInternatopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectEducationen
dc.titleO controle do espaço, do tempo e das atividades no internato da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SEpt_BR
dc.title.alternativeThe control of space, time and activities in the boarding school of The Federal Agrotechnic School of São Cristóvãoen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorConceição, Joaquim Tavares da-
dc.description.abstract2This article is a historical approach of the “discipline power” exercise in the boarding school of The Federal Agrotechnic School of São Cristóvão-SE (EAFSC-SE) and is part of a broaden study of the “boarding school education” in the institution mentioned, from 1934 to 1967. The discipline control techniques of space, time and the daily activities of the interns were pointed out and analyzed. The spaces of the boarding school were controlled based on techniques of distribution of the interns in fixed or specific places, but in a way that could allowed their productive and controlled circulation. The timing control was done through different “touchs of bugles” and other devices of control, indicated to the interns the regulated and imposing schedules. The exhausting routine of activities followed the standard of boarding schools with a singular aspect: the manual worken
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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