Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/908
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2019-07-02T15:06:29Z | - |
dc.date.available | 2019-07-02T15:06:29Z | - |
dc.date.issued | 2009-01 | - |
dc.identifier.citation | NERY, Marco Arlindo Amorim Melo. Aprendizados e patronatos: um cotejo entre dois modelos de ensino agrícola das primeiras décadas do século XX (1911-1934). Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 2, p. 25-32 jan./jun. 2009 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-6597 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/908 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo busca estabelecer uma comparação entre os Aprendizados e os Patronatos Agrícolas Federais, observando, através dos decretos de criação e dos relatórios ministeriais, as aproximações e os distanciamentos entre os dois modelos. Os Aprendizados surgiram no ano de 1911, configurando-se como estabelecimentos voltados para o ensino da prática agrícola seguindo padrões científicos, observando as peculiaridades regionais, destinando-se a dar conhecimento técnico a filhos de pequenos proprietários de terras nas localidades onde foram instalados. Já os Patronatos, desde a criação da primeira instituição deste tipo, em 1918, caracterizaram-se por um duplo objetivo: o de ensino agrícola primário e da regeneração da infância pobre, sendo que a derrocada do modelo se deveu, principalmente, à exacerbação deste segundo aspecto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Revista Tempos e Espaços em Educação | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe - UFS | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação agrícola | pt_BR |
dc.subject | Patronato | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | History of education | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | Aprendizados e patronatos: um cotejo entre dois modelos de ensino agrícola das primeiras décadas do século XX (1911-1934) | pt_BR |
dc.title.alternative | Learnings and Patronages: A comparison between two models of agricultural teaching in the first decades of the 2oth century (1911-1934) | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Nery, Marco Arlindo Amorim Melo | - |
dc.description.abstract2 | The article aims at establishing a comparison between the Federal Learnings and Agricultural Patronages, observing, through the decrees of creation and ministerial reports, the similarities and differences between those two models. The Learnings appeared in 1911, configured as establishments that were supposed to provide teaching related to the agricultural practice, having followed scientific standards, observing the regional peculiarities and aiming at providing technical knowledge to the children of small land proprietors in the locations where those institutions had been installed. As for the Patronages, since the creation of the first institution of this type, in 1918, characterized for two objectives: the primary agricultural education and the regeneration of poor infancy. Due to the great importance given mostly to this last aspect, this model of education was brought to distruction | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizados e patronatos um cotejo entre dois modelos de ensino agricola das primeiras decadas.pdf | 430,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.