Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/909
Título: O lúdico na construção do conhecimento agroecológico e no diagnóstico em comunidades rurais sergipanas
Título(s) alternativo(s): The lúdico in the construction of the agroecological knowledge and in the diagnosis in rural communities in Sergipe
Autor(es): Santos, Marcio Eric Figueira dos
Orientador: Nascimento, Irinéia Rosa do
Souza, Vinícius Rodrigues Alves de
Palavras-chave: Ciências agrárias; Agroecologia; Extensão rural; Agricultura familiar; Sustentabilidade; Educação agrícola; Lúdico; Agrarian science; Family farming; Sustainability; Agroecology
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Campus São Cristóvão
Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia
Citação: SANTOS, Marcio Eric Figueira dos. O lúdico na construção do conhecimento agroecológico e no diagnóstico em comunidades rurais sergipanas. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Tecnólogo em Agroecologia) - Instituto Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.
Resumo: A extensão rural agroecológica é fruto da compreensão de que a extensão não deve se dissociar do processo educativo, horizontalizado e dialógico-participativo. O presente trabalho teve por objetivo estudar as competências do lúdico (através do teatro, da música e poesia) e das ferramentas participativas de diagnóstico rural no processo de construção do conhecimento agroecológico em duas comunidades sergipanas: P.A. Moacir Wanderley, no município de Nossa Senhora do Socorro, e P.A. Rosa Luxemburgo II, no de São Cristóvão. O trabalho ocorreu em momentos distintos. No primeiro foram aplicadas ferramentas de Diagnóstico Rural Participativo (DRP) junto aos agricultores, sendo, também, obtidos dados bibliográficos através de consultas em literaturas especializadas. O segundo constou da coleta dos dados obtidos após sistematização realizada pelos agricultores após apresentação da peça teatral “Entre o céu e o inferno na terra do agronegócio”, quando os participantes contextualizaram os temas abordados com a realidade local, por meio do “Mapa Conceitual” e de “Desenhos/Ilustrações”. O estudo em tela demonstrou que nestas comunidades o lúdico possibilitou o reconhecimento dos atores envolvidos como sujeitos da construção do conhecimento agroecológico e protagonistas na realização do diagnóstico socioeconômico, ambiental, produtivo e o resgate histórico de vida e habilidades dos agricultores familiares de forma fiel, retratando as realidades locais. Compreende-se que o lúdico facilita a construção do conhecimento por ser um meio fértil, empatizador e empoderador para transpor habituais barreiras existentes na comunicação, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, diagnóstico local e no diálogo de saberes.
Resumo (segunda língua): The rural agroecological extension is the fruit of the understanding that the extension must not be dissociated from the educational process, horizontalized and dialogic-participatory. The objective of this work was to study the skills of play (through theater, music and poetry) and participatory tools for the rural diagnosis in the process of construction of agroecological knowledge in two Sergipe communities: PA Moacir Wanderley, in the municipality of Nossa Senhora do Socorro, and PA Rosa Luxemburg II, in São Cristóvão. The work took place at different times. In the first one, tools of Participatory Rural Diagnosis (PRD) were applied to the farmers, and bibliographical data were obtained through consultations in specialized literature. The second was the collection of data obtained after the systematization carried out by the farmers after the presentation of the play "Between heaven and hell in the land of agribusiness", when the participants contextualized the topics addressed with the local reality, through the "Conceptual Map" and "Drawings / Illustrations". The on-screen study demonstrated that in these communities the playfulness allowed the recognition of the actors involved as subjects of the construction of agroecological knowledge and protagonists in the accomplishment of socioeconomic, environmental, productive diagnosis and the historical recovery of life and skills of family farmers in a faithful way, portraying the local realities. It is understood that the playful facilitates the construction of knowledge as a fertile, empathetic and empathetic means to overcome habitual barriers in communication, assisting in the teaching-learning process, local diagnosis and in the dialogue of knowledge.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/909
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Agroecologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcio Eric Figueira dos Santos.pdf8,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador