Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/914
Título: | Assistência estudantil no IFS |
Título(s) alternativo(s): | Student assistance at IFS |
Autor(es): | Nascimento, Ana Paula Leite Santos, Josiane Soares |
Palavras-chave: | Educação; Assistência estudantil; Financiamento; Serviço social; Education; Student assistance; Social service; Financing |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | IFS |
Citação: | NASCIMENTO, Ana Paula Leite; SANTOS, Josiane Soares. Assistência estudantil no IFS [recurso eletrônico]. 1. ed., Aracaju: EdIfs, 2014. 173 p. |
Resumo: | A política educacional acompanha a tendência dos programas focalizados, fragmentados e seletivos que caracterizam as políticas sociais em tempos de crise capitalista. Desse modo o desafio que se mostra no campo da assistência estudantil é a construção de uma política comprometida com o princípio da universalidade do acesso às condições de acesso e permanência evidenciando, por conseguinte, a necessidade de maior volume de recursos para a implantação desta ações. Esta obra realizou uma análise das ações de Assistência Estudantil no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). No percurso deste estudo foram caracterizadas as expressões do processo de expansão inerente à reforma educacional recente no IFS; realizado o levantamento das ações de assistência estudantil desenvolvidas no IFS; e analisados os aspectos orçamentários da assistência estudantil no IFS ante o processo de expressão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Trata-se de um livro que interessa não somente aos profissionais que operacionalizam a política de assistência estudantil no IFS mas ao conjunto de estudantes e trabalhadores que desejam conhecer, refletir e reconstruir a política da assistência estudantil no cenário brasileiro. |
Resumo (segunda língua): | Educational policy follows the trend of focused, fragmented and selective programs that characterize social policies in times of capitalist crisis. Thus, the challenge in the field of student assistance is the construction of a policy committed to the principle of universality of access to conditions of access and permanence, thus evidencing the need for a greater volume of resources for the implementation of these actions. This work carried out an analysis of the actions of Student Assistance in the context of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS). In the course of this study were characterized the expressions of the process of expansion inherent to the recent educational reform in the IFS; carried out the survey of student assistance actions developed in the IFS; and analyzed the budgetary aspects of student assistance in the IFS before the process of expression of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. It is a book that interests not only the professionals that operationalize the policy of student assistance in the IFS but also the group of students and workers who wish to know, reflect and reconstruct the policy of student assistance in the Brazilian scenario. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/914 |
ISBN: | 978-85-6880-101-7 |
Aparece nas coleções: | Livro eletrônico (E-books) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
E-Book_Assistência_Estudantil_no_IFS.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.