Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-07-26T13:45:27Z-
dc.date.available2019-07-26T13:45:27Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.citationJESUS, Lucas Antonio Feitosa de; SANTOS, Juliane dos; ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo. Aspecto gerais da Pedagogia histórico-crítica. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, Vitória, ES, v. 3, n. 1, p. 71-86, 2019pt_BR
dc.identifier.issn2594-4827-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/920-
dc.description.abstractNeste artigo buscou-se elaborar um quadro geral sobre os pontos substanciais da Pedagogia Histórico-Crítica. Desenvolvida pelo filósofo e educador Dermeval Saviani (1943-), a Pedagogia Histórico-Crítica assenta-se na proposta de contextualização do saber sistematizado à realidade da prática social. Partindo-se de uma perspectiva sincrética do conhecimento, pretende-se chegar ao concreto pensado através de procedimentos que envolvam a problematização e a instrumentalização teórico-prática onde os alunos, com a mediação do professor, entrarão em contato com o saber construído historicamente, objetivando-se, ao fim, a conversão desses alunos em agentes ativos da transformação social. Neste artigo, mediante levantamento bibliográfico composto majoritariamente por autores marxistas, foram descritos três dos principais pilares da Pedagogia Histórico-Crítica: o trabalho, compreendido como princípio da educação; o materialismo histórico-dialético, entendido como uma abordagem específica para essa pedagogia e para a interpretação do real; e a síntese, concebida como objetivo e finalidade da Pedagogia Histórico-Crítica, a ser obtida através da perspectiva analítica da realidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipEducação Profissional e Tecnológica em Revistapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Espírito Santo - IFESpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectMarxismopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectMarxismen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.titleAspecto gerais da Pedagogia histórico-críticapt_BR
dc.title.alternativeGeneral aspect of historical-critical Pedagogyen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorJesus, Lucas Antonio Feitosa de-
dc.contributor.authorSantos, Juliane dos-
dc.contributor.authorAndrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo-
dc.description.abstract2In this article we have tried to elaborate a general picture about the substantial points of Historical-Critical Pedagogy. Developed by the philosopher and educator Dermeval Saviani (1943-), the Historical-Critical Pedagogy is based on the proposed contextualization of systematized knowledge to the reality of social practice. Starting from a syncretic perspective of knowledge, we intend to reach the concrete thought through procedures that involve problematization and theoretical-practical instrumentalization where students, through the teacher's mediation, will come into contact with historically constructed knowledge, aiming at in the end, the conversion of these students into active agents of social transformation. In this article, through a bibliographic survey composed mainly of Marxist authors, three of the main pillars of Historical-Critical Pedagogy were described: work, understood as the principle of education; dialectical historical materialism, understood as a specific approach to this pedagogy and to the interpretation of the real; and the synthesis, conceived as the objective and purpose of the Historical-Critical Pedagogy, to be obtained through the analytical perspective of reality.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aspectos gerais da Pedagogia histórico-crítica.pdf231,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.