Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/922
Título: A informática na formação do técnico em agropecuária
Título(s) alternativo(s): The informatics in the formation of the technician in farming
Autor(es): Nunes, Marcos Aurélio Rodrigues
Souza, José dos Santos
Palavras-chave: Educação; Agropecuária; Educação profissional; Educação agrícola; Informática; Instituição pública; Instituto Federal de Sergipe; Farming; Education; Computing; Professional education; Public institution
Data do documento: 2016
Editor: Editora do IFS
Citação: NUNES, Marcos Aurélio Rodrigues; SOUZA, José dos Santos. A informática na formação do técnico em agropecuária [recurso eletrônico]. 1. ed., Aracaju: Edifs, 2016. 88 p.
Resumo: No setor agropecuário, acredita-se que a informática vem se tornando uma grande aliada na melhoria da produtividade e na comercialização dos produtos, pois ficou mais fácil e mais eficiente planejar, organizar, acompanhar e tomar decisões acerca de todos os aspectos que envolvem o mundo do trabalho, em particular o trabalho agropecuário. No Brasil, as instituições federais de ensino técnico se constituíram referência de instituição pública de formação profissional, devido à estrutura física, à qualificação do quadro docente, notória qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido na formação técnica e tecnológica do país, inclusive no ensino agrícola. Embora se verifique que as práticas educativas desenvolvidas mereçam currículos mais adequados, com maior integração entre formação geral e a formação técnica profissional, de modo a proporcionar aos futuros técnicos agropecuários uma formação comprometida com a emancipação humana, a partir de uma visão crítica acerca dos problemas do setor agrário, dentre os quais destacamos: o impacto nefasto do agronegócio no desenvolvimento local e regional, a necessidade de desenvolvimento da agricultura familiar, o respeito ao meio ambiente e à diversidade socioeconômica e cultural de cada região país. O papel da escola tem sido o de preparar o indivíduo para a vida, para viver e trabalhar com dignidade, tomando decisões com sobriedade, tornando-se capaz de aprender a aprender. Neste intento, verifica-se uma preocupação permanente em prover as escolas com novas tecnologias de comunicação e informação, inclusive com acesso à Internet, propiciando melhores condições de acesso a informações para auxiliar na construção do conhecimento.O problema investigado foi se os professores, a equipe pedagógica e a direção do IFSE/São Cristóvão consideram que o conhecimento sobre as práticas das tecnologias da informação e comunicação são essenciais ou irrelevantes para a formação profissional do Técnico de Nível Médio em Agropecuária. Mais especificamente, pretendemos verificar se a participação dos conteúdos de informática na matriz curricular do curso – que atualmente representam apenas 3,4% da sua carga horária total, através das disciplinas Informática e Informática Aplicada – é suficiente para atender às novas qualificações exigidas pelo mundo do trabalho competitivo e globalizado. Para isto nos utilizamos de aplicação de questionários em um universo de 41 professores, dos quais 36 responderam (87,8%), e de 206 estudantes do curso investigado, dos quais 100% responderam.
Resumo (segunda língua): In the agricultural sector, it is believed that computer science has become a great ally in improving productivity and marketing of products, as it has become easier and more efficient to plan, organize, monitor and make decisions on all aspects of the world in particular agricultural work. In Brazil, the federal institutions of technical education were constituted a reference of public institution of professional formation, due to the physical structure, the qualification of the teaching staff, notorious quality of the pedagogical work developed in the technical and technological formation of the country, including in the agricultural education. Although it is verified that the educational practices developed merit more adequate curricula, with a greater integration between general education and professional technical training, in order to provide future agricultural technicians with a training committed to human emancipation, based on a critical view of the problems of the agrarian sector, among which we highlight: the harmful impact of agribusiness on local and regional development, the need to develop family farming, respect for the environment and socioeconomic and cultural diversity of each country region. The role of the school has been to prepare the individual for life, to live and work with dignity, to make decisions with sobriety, and to be able to learn to learn. In this attempt, there is a permanent concern to provide schools with new communication and information technologies, including access to the Internet, providing better conditions of access to information to assist in the construction of knowledge. The problem investigated was whether teachers, the pedagogical team and the management of IFSE / São Cristóvão consider that the knowledge about the practices of information and communication technologies are essential or irrelevant to the professional formation of the Technician of Medium Level in Agropecuária. More specifically, we intend to verify whether the participation of computer science contents in the curricular matrix of the course - which currently represent only 3.4% of its total workload, through the subjects of Computer Science and Applied Informatics - is sufficient to meet the new qualifications demanded by the world competitive and globalized work. For this we used questionnaires in a universe of 41 teachers, of which 36 answered (87.8%), and 206 students of the course investigated, of which 100% answered.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/922
ISBN: 978568801369
Aparece nas coleções:Livro eletrônico (E-books)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-Book_A_informática_na_formação_do_técnico_em_agropecuária.pdf4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.