Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes, José Uibson Pereira-
dc.date.accessioned2019-08-02T14:22:25Z-
dc.date.available2019-08-02T14:22:25Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Tamires Sandes dos. Análise dos efeitos de uma sequência de ensino investigativa sobre ondas sonoras em relação às concepções errôneas dos alunos. 2018. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/930-
dc.description.abstractO Som é um fenômeno presente no cotidiano das pessoas, porém sua compreensão nem sempre se adequa aos conhecimentos científicos relacionados a este fenômeno. Tem-se que muitas pessoas desenvolvem concepções errôneas sobre o Som, daí surge a importância da superação das concepções através do processo educativo. Busca-se assim, que tais pessoas adquiram os conhecimentos corretos cientificamente, a fim de obterem capacidade de utilizar esse conhecimento de forma eficaz, seja nos cuidados em relação a audição, ou aos níveis sonoros aos quais estão expostos, por exemplo. Ocorre que, na maioria das vezes, o conteúdo de Ondas Sonoras no Ensino Médio é pouco abordado nos currículos escolares ou abordado de forma ineficaz para a aprendizagem dos alunos. Diante disso, o objetivo da pesquisa aqui realizada, foi o de compreender como as atividades investigativas podem auxiliar alunos de uma turma do Ensino Médio, a superar suas concepções errôneas sobre a Natureza, Propagação e Qualidades do Som, fazendo o uso da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) e analisando os ganhos de aprendizagens desses alunos. Esta SEI foi aplicada na turma E (experimental) do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Abelardo Romero Dantas, localizado no Município de Lagarto-SE. Comparou-se os ganhos de aprendizagem desta turma com a turma A (controle) do mesmo Colégio. Metodologicamente, trata-se de pesquisa de caráter misto (qualitativo e quantitativo) e classificada como quase experimental. Os resultados obtidos nessa pesquisa foram adquiridos devido a aplicação de dois questionários, o pré-teste e o pós-teste. E com eles, foi possível calcular o ganho de aprendizagem dos alunos e o efeito do tratamento nas duas turmas. Foi aferido que a turma A teve um ganho de 0,11, considerado um baixo ganho, e a turma E, atingiu 0,48, que é classificado como médio ganho. Já no efeito, a turma A obteve 0,46, classificada como sendo um efeito pequeno e na turma experimental foi de 1,64, que é considerada muito grande. Devido aos resultados adquiridos nesta pesquisa, percebeu-se que a turma experimental conseguiu superar mais concepções errôneas sobre o conteúdo abordado, pois obteve um maior desempenho em relação a turma controle.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherCampus Lagartopt_BR
dc.publisherCoordenadoria do Curso de Licenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectOnda sonorapt_BR
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectCurrículo Pedagógicopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectLearningen
dc.subjectSound waveen
dc.titleAnálise dos efeitos de uma sequência de ensino investigativa sobre ondas sonoras em relação às concepções errôneas dos alunospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the effects of an investigative teaching sequence on sound waves in relation to students' misconceptionsen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationLevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Tamires Sandes dos-
dc.description.abstract2Sound is a phenomenon present in the daily lives of people, but their understanding is not always adequate to the scientific knowledge related to this phenomenon. It has been that, many people develop misconceptions about Sound, hence the importance of overcoming conceptions through the educational process. It seeks, therefore, that such people acquire the correct scientific knowledge in order to be able to use this knowledge effectively, be it in the care of the hearing or the sound levels to which they are exposed, for example. It occurs that, for the most part, the content of Soundwaves in High School is little approached in the school curricula or approached in an inefficient way for the students' learning. Therefore, the objective of the research carried out here was to understand how investigative activities can help students of a high school class, overcome their misconceptions about the Nature, Propagation and Qualities of Sound, making use of the application of a Sequence of Investigative Teaching (SEI) and analyzing the learning gains of these students. This SEI was applied in the E (experimental) class of the second year of the Secondary School of the State College Professor Abelardo Romero Dantas, located in the Municipality of Lagarto-SE. The learning gains of this class were compared to class A (control) of the same College. Methodologically, it is a research of mixed character (qualitative and quantitative) and classified as almost experimental. The results obtained in this research were acquired due to the application of two questionnaires, the pretest and the post-test. And with them, it was possible to calculate the learning gain of the students and the effect of the treatment in the two classes. It was verified that class A had a gain of 0.11, considered a low gain, and class E, reached 0.48, which is classified as average gain. In the effect, class A obtained 0.46, classified as being a small effect and in the experimental group was 1.64, which is considered to be very large. Due to the results obtained in this research, it was noticed that the experimental group was able to overcome more misconceptions about the content, since it obtained a higher performance in relation to the control group.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tamires Sandes dos Santos.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.