Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-08-16T17:59:19Z-
dc.date.available2019-08-16T17:59:19Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMORAES, José Uibson Pereira, VIANA-BARBOSA, Celso José. Erros conceituais em objetos de aprendizagem à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 7, n. 6, p. 1-11, 2011pt_BR
dc.identifier.issn1808-2793-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/949-
dc.description.abstractO crescente desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação pode levar ao uso dessas tecnologias em salas de aula, principalmente em aulas de física. O desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem, como simulações e animações, para ser usado no ensino de física deve levar em conta as teorias cognitivas de aprendizagem, para garantir o sucesso dessas ferramentas educacionais. Nesse caso, esses objetos foram analisados à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, onde se buscou verificar se tais objetos podem ser considerados como sendo materiais potencialmente significativos, e caso não o fossem, que implicações isso teria para a aprendizagem do aluno. Apresentamos aqui resultados parciais de uma investigação sobre erros conceituais em objetos de aprendizagem para o ensino de física e discutimos a implicação desses erros para a aprendizagem dos conceitos da física.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Scientia Plenapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Sergipana de Ciênciapt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectCiências - Ensinopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDigital inclusionen
dc.subjectScience - teachingen
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectLearningen
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectEducationen
dc.titleErros conceituais em objetos de aprendizagem à luz da Teoria da Aprendizagem Significativapt_BR
dc.title.alternativeConceptual errors in learning objects in light of the Meaningful Learning Theoryen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorMoraes, José Uibson Pereira-
dc.contributor.authorViana-Barbosa, Celso José-
dc.description.abstract2Increasing development of Information Technology and Communication can lead to use of these technologies in classrooms, mainly in physics classes. Development of virtual objectslearning, such as simulations and animations, to be used in teaching physics should take into account the cognitive theories of learning, to ensure the success of these educational tools. In this case, these objects were analyzed based on the Theory of Meaningful Learning, which aimed to verify whether such objects can be regarded as potentially significant materials, and if they were not, what implications this would have on student learning. We present partial results of a research into conceptual errors in learning objects for teaching physics and discuss the implications of these errors for the learning of physics concepts.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erros conceituais em objetos de aprendizagem.pdf794,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.