Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-08-27T14:09:52Z-
dc.date.available2019-08-27T14:09:52Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Vinícius Valença. Memória, paráfrase e polissemia em diários de leituras: análise dos gestos de interpretação de estudantes do ensino médio. Rev. Memorare, Tubarão - SC, v. 5, n. 2, p. 58-82, 2018pt_BR
dc.identifier.issn2358-0593-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/960-
dc.description.abstractEste artigo desenvolve um estudo analítico de duas sequências discursivas materializadas em diários de leituras elaborados por estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) como atividade componente da disciplina de Língua Portuguesa. Os pressupostos teóricos do estudo são as noções, em Análise do Discurso, de interpretação e autoria, memória, paráfrase e polissemia como estão desenvolvidas em Pêcheux (1983/2015a; 1983/2015b) e Orlandi (2007; 2012). Para a discussão sobre memória, o trabalho acrescenta concepções de Furlanetto (2010) e Paveau (2013). A análise dos aspectos parafrásticos, polissêmicos e de memória busca conhecer o que se reitera e o que se modifica nas sequências. A investigação é desenvolvida por meio do cotejo entre as sequências dos diários e formulações de outros textos, oferecendo a possibilidade de esboçar como as filiações discursivas dos sujeitos dos diários determinam o funcionamento da interpretação.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Memorarept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade do Sul de Santa Catarina - UNISULpt_BR
dc.publisherCentro de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectParáfrasept_BR
dc.subjectPolissemiapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDiário de leiturapt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectParaphraseen
dc.subjectPolysemyen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectReading diarieen
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleMemória, paráfrase e polissemia em diários de leituras: análise dos gestos de interpretação de estudantes do ensino médio.pt_BR
dc.title.alternativeMemory, paraphrase and polysemy in reading diaries: analysis of interpretation gestures of high school students.en
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Vinícius Valença-
dc.description.abstract2This paper develops an analytical study of two discursive sequences materialized in reading journals produced by students attending High School at Sergipe Federal Institute of Education, Science and Technology. They were produced as a component activity for Portuguese classes. The theoretical basis are the conceptions of interpretation and authorship, memory, paraphrase and polysemy by Discourse Analysis as they are developed in Pêcheux (1983/2015a;1983/2015b) and in Orlandi (2007;2012). Concerning the discussion about memory specifically, the work adds notions from Furlanetto (2010) and Paveau (2013). The analysis of paraphrastic, polysemic and memory issues attempts to understand what is repeated and modified in the sequences. Research is developed by relating the journal sequences with formulations of other texts presenting possibilities of outlining how the discursive affiliations of the subjects in the journals guide the functioning of interpretationen
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memória, paráfrase e polissemia em diários de leituras.pdf619,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.