Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-08-30T17:28:01Z-
dc.date.available2019-08-30T17:28:01Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Patrícia Rosalba Salvador Moura, MACARRO, Maria José Marco. Los aspectos educativos de la Ley Orgánica 01/2004 de 28 de diciembre, de medidas de protección integral contra la violencia de género. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 9, n. 20, p. 111-120, set./dez. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1983-6597-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/967-
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo presentar un análisis de cómo el tema educativo se coloca en la Ley Orgánica 01/2004, de 28 de diciembre, que trata de las medidas de protección integral contra la violencia de género en España. Consideramos el análisis del texto basado en los estudios del discurso, Foucault (2010). Hemos analizado la Ley española que cumple con los requisitos de los tratados internacionales en el desarrollo de la normativa de la violencia de género. Presenta una herramienta legislativa completa que trata de la violencia cuyas víctimas son las mujeres y el autor es el hombre. La cuestión de educación se trata en el ámbito de la prevención prevista por la ley. Muestra diferentes formas de entender, y hablar sobre la desigualdad que afectan a hombres y mujeres, que varían en función del nivel educativo en que el estudiante está sometido. El debate de género está alienado a casi todas las fases de la educación, solamente estando efectivo en la Enseñanza Superior.spa
dc.description.sponsorshipRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_BR
dc.language.isoespt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação - PPGEDpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectLeipt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectLawen
dc.subjectEducationen
dc.subjectGenderen
dc.subjectPreventionen
dc.subjectInequalitypt_BR
dc.subjectLeyspa
dc.subjectPrevenciónspa
dc.subjectEducaciónspa
dc.titleLos aspectos educativos de la Ley Orgánica 01/2004 de 28 de diciembre, de medidas de protección integral contra la violencia de génerospa
dc.title.alternativeOs aspectos educacionais da Lei Orgânica 01/2004 de 28 de dezembro, sobre medidas abrangentes de proteção contra a violência de gêneropt_BR
dc.title.alternativeThe educational aspects of Organic Law 01/2004 of December 28, on comprehensive protection measures against gender violenceen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Patrícia Rosalba Salvador Moura-
dc.contributor.authorMacarro, Maria José Marco-
dc.description.abstract2Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise de como a questão educacional é colocada na Lei Orgânica 01/2004, de 28 de dezembro, que trata de medidas abrangentes de proteção contra a violência de gênero na Espanha. Consideramos a análise do texto baseada em estudos do discurso, Foucault (2010). Analisamos a lei espanhola que atende aos requisitos dos tratados internacionais no desenvolvimento de regulamentos sobre violência de gênero. Apresenta uma ferramenta legislativa completa que trata da violência cujas vítimas são mulheres e o autor é homem. A questão da educação é abordada no campo da prevenção previsto em lei. Ele mostra diferentes formas de compreensão e fala sobre a desigualdade que afeta homens e mulheres, que variam dependendo do nível educacional em que o aluno é submetido. O debate de gênero está alinhado com quase todas as fases da educação, sendo apenas efetivo no ensino superior.pt_BR
dc.description.abstract2This article aims to present an analysis of how the educational issue is posed in Organic Law 01/2004 of December 28, which deals with comprehensive measures to protect against gender violence in Spain. We consider text analysis based on discourse studies, Foucault (2010). We have reviewed the Spanish law that meets the requirements of international treaties in developing regulations on gender violence. It presents a complete legislative tool that deals with violence whose victims are women and the author is male. The issue of education is addressed in the prevention field provided by law. It shows different ways of understanding and talks about the inequality that affects men and women, which vary depending on the educational level at which the student is subjected. The gender debate is aligned with almost all stages of education and is only effective in higher education.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Los aspectos educativos.pdf471,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.