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Título: A biblioteca na educação profissional: análise das práticas educativas de serviço de referência desenvolvidas nas bibliotecas do Instituto Federal de Sergipe
Título(s) alternativo(s): The library in professional education: analysis of reference service educational practices developed in libraries of the Federal Institute of Sergipe
Autor(es): Santos, Jeane Gomes dos
Orientador: Azevedo, José Franco de
Palavras-chave: Ciência da Informação; Educação; Biblioteca; Bibliotecário; Serviço de Referência; Instituto Federal de Sergipe; Library; Education; Reference and user service; Librarian; Information science
Data do documento: 26-Ago-2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Departamento de Pós-graduação
Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: SANTOS, Jeane Gomes dos. A biblioteca na educação profissional: análise das práticas educativas de serviço de referência desenvolvidas nas bibliotecas do Instituto Federal de Sergipe. 2019. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas educativas de serviço de referência nas bibliotecas do Instituto Federal de Sergipe (IFS), a partir de referencial teórico acerca do histórico e das características das bibliotecas de Institutos Federais (BECKER, 2015; BRASIL, 2008; IFS, 2018); do papel do bibliotecário como um educador (BEHR, 2008; CORRÊA, 2002; MIRANDA, 2004; SILVA, 1999); e do serviço de referência, trazendo, inclusive as diretrizes da Reference and User Services Association para o atendimento no setor (FIGUEIREDO, 1996; Grogan, 1995; MACEDO, 1990; RUSA, 2013). A investigação, de natureza aplicada, possui abordagem qualiquantitativa. Após levantamento bibliográfico e documental, nove coordenadores de bibliotecas do IFS foram entrevistados e responderam o questionário avaliativo do produto educacional. A entrevista foi analisada sob o ponto de vista qualitativo, tendo como base a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). O questionário foi analisado sob o ponto de vista qualiquantitativo. Para a análise dos dados quantitativos foi adotada a estatística descritiva. O conteúdo do Curso Introdutório de Serviço de Referência em Bibliotecas, produto educacional elaborado ao longo desta pesquisa, foi criado com base no referencial teórico a fim de suprir a carência de capacitação dos auxiliares de bibliotecas nesse assunto. Ao final do estudo, chegou-se à conclusão de que, independentemente das dificuldades enfrentadas pelo setor, como o pequeno número de profissionais nas equipes e a sobrecarga de atividades enfrentada pelos coordenadores das bibliotecas, o serviço de referência existe nestes espaços, mesmo que as unidades ofertem apenas ações básicas, esporadicamente. Os sujeitos da pesquisa enxergam a si próprios como educadores, e acreditam que o acolhimento com visita guiada e a capacitação dos usuários para uso de sistemas e bases de dados sejam as principais atividade desenvolvidas no setor.
Resumo (segunda língua): This research aimed to analyze the educational practices of reference service in libraries of the Federal Institute of Sergipe (IFS), from the theoretical framework about the history and characteristics of libraries of Federal Institutes (BECKER, 2015; BRASIL, 2008; IFS, 2018); the role of the librarian as an educator (BEHR, 2008; CORRÊA, 2002; MIRANDA, 2004; SILVA, 1999); and the referral service, including the guidelines of the Reference and User Services Association for service in the sector (FIGUEIREDO, 1996; Grogan, 1995; MACEDO, 1990; RUSA, 2013). The applied research has a qualitative and quantitative approach. After a bibliographic and documental survey, nine IFS library coordinators were interviewed and answered the educational product evaluation questionnaire. The interview was analyzed from a qualitative point of view, based on the content analysis proposed by Bar-din (2016). The questionnaire was analyzed from the qualitative and quantitative point of view. For the analysis of quantitative data, descriptive statistics was adopted. The content of the Introductory Library Reference Service Course, an educational product developed throughout this research, was created based on the theoretical framework in order to fill the lack of training of library assistants in this subject. At the end of the study, it was concluded that, regardless of the difficulties faced by the sector, such as the small number of professionals in the teams and the overload of activities faced by the library coordinators, the reference service exists. in these spaces, even though the units offer only basic actions sporadically. The research subjects see themselves as educators, and believe that welcoming with guided visits and training users to use systems and databases are the main activities developed in the sector.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1026
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