Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1033
Título: Sala de aula invertida e educação profissional e tecnológica: um estudo de caso no campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe
Título(s) alternativo(s): Inverted classroom and professional and technological education: a case study on the Aracaju campus of the Federal Institute of Sergipe
Autor(es): Nascimento, Reinaldo Vasconcelos
Orientador: Silva Júnior, José Espínola da
Farias, Mário André de Freitas
Palavras-chave: Educação; Educação profissional; Ensino híbrido; Estudo de caso; Instituição pública; Instituto Federal de Sergipe; Sala de aula Invertida; Education; Flipped classroom; Hybrid education; Case study; Professional education
Data do documento: 13-Jun-2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Departamento de Pós-graduação
Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: NASCIMENTO, Reinaldo Vasconcelos. Sala de aula invertida e educação profissional e tecnológica: um estudo de caso no campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe. 2019. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.
Resumo: A temática desta pesquisa decorreu da necessidade de contribuir para a construção de um processo educativo significativo na modalidade subsequente da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pois esta é fortemente marcada pelo tecnicismo e o pragmatismo. Para este propósito, foi elaborado o "Guia Didático da Sala de Aula Invertida para a Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade Subsequente" o qual foi aplicado através de uma sequência didática por um professor voluntário numa turma do Curso Técnico em Química, do Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS) objetivando analisar a contribuição desta metodologia para a aprendizagem significativa num contexto real de ensino. Este trabalho discute o histórico e alicerce legal da EPT no Brasil, as metodologias ativas, o emprego das Tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação, o Ensino Híbrido e a Sala de Aula Invertida. Metodologicamente esta pesquisa possui natureza aplicada, do tipo descritiva, fundamentada numa abordagem quali-quantitativa. O procedimento utilizado corresponde ao estudo de caso único, no qual se recorreu à observação participante, questionários e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Quanto à metodologia de análise dos dados coletados, foram utilizadas técnicas de síntese, análise descritiva e do conteúdo. Os resultados desta pesquisa apontam que o uso da metodologia da Sala de Aula Invertida contribuiu para a construção de uma aprendizagem significativa por parte dos alunos que participaram ativamente das atividades propostas durante a aplicação dessa estratégia metodológica, bem como, oportunizou maior interação entre o docente, os discentes e os conteúdos. Também se verificou que o emprego das TIC no processo educativo possibilitou o uso de materiais em variados formatos e facilitou o acesso aos mesmos, e, dentre os ambientes virtuais utilizados, constatou-se uma preferência por uma plataforma educativa formal (Google Classroom) ante uma rede social virtual (Facebook), no contexto da metodologia analisada.
Resumo (segunda língua): The theme of this research was the need to contribute to the construction of a significant educational process in the subsequent modality of Professional and Technological Education (PTE), because this is strongly marked by technicality and pragmatism. For this purpose, the "Guia Didático da Sala de Aula Invertida para a Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade Subsequente" (Didactic Guide of the Flipped Classroom for Professional and Technological Education in the Subsequent Modality) was developed and applied through a didactic sequence for a volunteer teacher in a class of the Technical Course in Chemistry, in the Campus Aracaju of the Instituto Federal de Sergipe (IFS) aiming to analyze the contribution of this methodology to the significant learning in a real teaching context. This paper discusses the history and legal foundation of EPT in Brazil, the active methodologies, the use of information and communication technologies (ICT) in education, Hybrid teaching and the Flipped Classroom. Methodologically, this research has an applied nature, of the descriptive type, based on a qualitative-quantitative approach. The procedure used corresponds to the single case study, in which participant observation, questionnaires and interviewing were used as instruments for data collection. As for the methodology of analysis of the data collected, we used synthetic techniques, descriptive analysis and content. The results of this research point out that the use of the Flipped Classroom methodology contributed to the construction of a meaningful learning by the students who actively participated in the proposed activities during the application of this methodological strategy, as well as facilitated a greater interaction among the teacher, the students and the contents. It was also verified that the use of ICT in the educational process made possible the use of materials in different formats and facilitated access to them, and among the virtual environments used, a preference was found for a formal educational platform (Google Classroom) a virtual social network (Facebook), in the context of the methodology analyzed.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1033
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reinaldo Vasconcelos Nascimento.pdfDissertação17,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ProdutoEducacional_-ReinaldoNascimento.pdfProduto1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.