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dc.date.accessioned2019-12-12T13:28:31Z-
dc.date.available2019-12-12T13:28:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Luciano Pontes da. et al. Jogos matemáticos e etnomatemática: paralelismo entre tendências metodológicas da educação matemática á luz da neurociência cognitiva. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju , v. 7., n. 2, p. 53-65, 2017pt_BR
dc.identifier.issn2358-4750-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1043-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi traçar um paralelo entre duas tendências metodológicas no campo da educação matemática - jogos matemáticos e etnomatemática - e alguns pressupostos teóricos da Neurociência Cognitiva (NC) através da articulação e expansão de idéias expressas em Cruz, Santos e Fonseca (2017)), quando justificaram o uso de jogos na aprendizagem escolar por meio das lentes NC, e em Silva, Santana Filha e Fonseca (2017), que identificaram pontos de convergência nas concepções epistemológicas de etnomatemática e NC. Nos dois estudos, foi possível verificar o interesse dos autores em apontar a NC como uma importante área multidisciplinar no delineamento de estratégias pedagógicas voltadas ao atendimento dos requisitos da educação do século XXI.pt_BR
dc.description.sponsorshipCaminhos da Educação Matemática em Revistapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectNeurociência cognitivapt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectDidactic gameen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectCognitive neuroscienceen
dc.subjectEthnomathematicsen
dc.titleJogos matemáticos e etnomatemática: Paralelismo entre tendências metodológicas da educação matemática á luz da neurociência cognitivapt_BR
dc.title.alternativeMathematical games and ethnomathematics: Parallelism between methodological trends of mathematical education in the light of cognitive neuroscienceen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Luciano Pontes da-
dc.contributor.authorSilva, Kleyfton Soares da-
dc.contributor.authorSantos, Marcio Ponciano dos-
dc.contributor.authorFonseca, Laerte Silva da-
dc.description.abstract2The objective of this work was to draw a parallel between two methodological tendencies in the field of mathematical education - mathematical games and ethnomathematics - and some theoretical assumptions of Cognitive Neuroscience (NC) through the articulation and expansion of ideas expressed in Cruz, Santos and Fonseca (2017) ), when they justified the use of games in school learning through the NC lenses, and in Silva, Santana Filha and Fonseca (2017), who identified points of convergence in the epistemological conceptions of ethnomathematics and NC. In both studies it was possible to verify the authors' interest in pointing out the NC as an important multidisciplinary area in the delineation of pedagogical strategies aimed at meeting the requirements of 21st century education.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

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