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Título: Jogos matemáticos e etnomatemática: Paralelismo entre tendências metodológicas da educação matemática á luz da neurociência cognitiva
Título(s) alternativo(s): Mathematical games and ethnomathematics: Parallelism between methodological trends of mathematical education in the light of cognitive neuroscience
Autor(es): Silva, Luciano Pontes da
Silva, Kleyfton Soares da
Santos, Marcio Ponciano dos
Fonseca, Laerte Silva da
Palavras-chave: Educação; Matemática; Neurociência cognitiva; Jogo didático; Ensino-aprendizagem; Etnomatemática; Education; Didactic game; Mathematics; Cognitive neuroscience; Ethnomathematics
Data do documento: 2017
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM)
Citação: SILVA, Luciano Pontes da. et al. Jogos matemáticos e etnomatemática: paralelismo entre tendências metodológicas da educação matemática á luz da neurociência cognitiva. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju , v. 7., n. 2, p. 53-65, 2017
Resumo: O objetivo deste trabalho foi traçar um paralelo entre duas tendências metodológicas no campo da educação matemática - jogos matemáticos e etnomatemática - e alguns pressupostos teóricos da Neurociência Cognitiva (NC) através da articulação e expansão de idéias expressas em Cruz, Santos e Fonseca (2017)), quando justificaram o uso de jogos na aprendizagem escolar por meio das lentes NC, e em Silva, Santana Filha e Fonseca (2017), que identificaram pontos de convergência nas concepções epistemológicas de etnomatemática e NC. Nos dois estudos, foi possível verificar o interesse dos autores em apontar a NC como uma importante área multidisciplinar no delineamento de estratégias pedagógicas voltadas ao atendimento dos requisitos da educação do século XXI.
Resumo (segunda língua): The objective of this work was to draw a parallel between two methodological tendencies in the field of mathematical education - mathematical games and ethnomathematics - and some theoretical assumptions of Cognitive Neuroscience (NC) through the articulation and expansion of ideas expressed in Cruz, Santos and Fonseca (2017) ), when they justified the use of games in school learning through the NC lenses, and in Silva, Santana Filha and Fonseca (2017), who identified points of convergence in the epistemological conceptions of ethnomathematics and NC. In both studies it was possible to verify the authors' interest in pointing out the NC as an important multidisciplinary area in the delineation of pedagogical strategies aimed at meeting the requirements of 21st century education.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1043
ISSN: 2358-4750
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

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