Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1048
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2019-12-17T19:43:01Z-
dc.date.available2019-12-17T19:43:01Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Kleyfton Soares da et al. A teoria das situações didáticas como metodologia de ensino e aprendizagem de concepções cientificas em ciências e matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju, v. 9., n. 3, p. 25-36, 2019pt_BR
dc.identifier.issn2358-4750-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1048-
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo analisar atividades experimentais de um processo envolvendo propriedades da água, a saber: efeito Mpemba (quando a água quente, em determinadas condições, congela mais rapidamente do que a água em temperatura ambiente). O experimento foi destinado às turmas de alunos do ensino médio de escolas da rede pública e particular, onde foram trabalhados conceitos de química, física e matemática, na tentativa de realização de um movimento interdisciplinar. As fases de ação, formulação, validação e institucionalização sugeridas pela Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 2007) foram implementadas para propiciar a construção de conhecimentos científicos pelos alunos. Os resultados confirmaram a ocorrência do fenômeno estudado e, sobretudo, intensificaram a importância das aulas experimentais como ferramenta essencial no ensino de ciências e matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCaminhos da Educação Matemática em Revistapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEMpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEfeito Mpembapt_BR
dc.subjectCiências - Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectScience - teachingen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.titleA teoria das situações didáticas como metodologia de ensino e aprendizagem de concepções cientificas em ciências e matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe theory of didactic situations as a methodology for teaching and learning scientific conceptions in science and mathematicsen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Kleyfton Soares da-
dc.contributor.authorNascimento, Mayrane Carla Marques do-
dc.contributor.authorFreitas, Alan John Duarte de-
dc.contributor.authorFreitas, Johnnatan Duarte de-
dc.contributor.authorFonseca, Laerte Silva da-
dc.description.abstract2This work aimed to analyze experimental activities of a process involving water properties, namely: Mpemba effect (when hot water under certain conditions freezes faster than water at room temperature). The experiment was intended for high school students from public and private schools, where concepts of chemistry, physics and mathematics were worked in an attempt to carry out an interdisciplinary movement. The action, formulation, validation and institutionalization phases suggested by the Theory of Didactical Situations (BROUSSEAU, 2007) were implemented to provide students with the construction of scientific knowledge. The results confirmed the occurrence of the studied phenomenon and, above all, intensified the importance of experimental classes as an essential tool in science and mathematics teaching.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.