Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1048
Título: | A teoria das situações didáticas como metodologia de ensino e aprendizagem de concepções cientificas em ciências e matemática |
Título(s) alternativo(s): | The theory of didactic situations as a methodology for teaching and learning scientific conceptions in science and mathematics |
Autor(es): | Silva, Kleyfton Soares da Nascimento, Mayrane Carla Marques do Freitas, Alan John Duarte de Freitas, Johnnatan Duarte de Fonseca, Laerte Silva da |
Palavras-chave: | Matemática; Efeito Mpemba; Ciências - Ensino; Ensino-aprendizagem; Mathematics; Science - teaching; Teaching-learning |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEM |
Citação: | SILVA, Kleyfton Soares da et al. A teoria das situações didáticas como metodologia de ensino e aprendizagem de concepções cientificas em ciências e matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju, v. 9., n. 3, p. 25-36, 2019 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar atividades experimentais de um processo envolvendo propriedades da água, a saber: efeito Mpemba (quando a água quente, em determinadas condições, congela mais rapidamente do que a água em temperatura ambiente). O experimento foi destinado às turmas de alunos do ensino médio de escolas da rede pública e particular, onde foram trabalhados conceitos de química, física e matemática, na tentativa de realização de um movimento interdisciplinar. As fases de ação, formulação, validação e institucionalização sugeridas pela Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 2007) foram implementadas para propiciar a construção de conhecimentos científicos pelos alunos. Os resultados confirmaram a ocorrência do fenômeno estudado e, sobretudo, intensificaram a importância das aulas experimentais como ferramenta essencial no ensino de ciências e matemática. |
Resumo (segunda língua): | This work aimed to analyze experimental activities of a process involving water properties, namely: Mpemba effect (when hot water under certain conditions freezes faster than water at room temperature). The experiment was intended for high school students from public and private schools, where concepts of chemistry, physics and mathematics were worked in an attempt to carry out an interdisciplinary movement. The action, formulation, validation and institutionalization phases suggested by the Theory of Didactical Situations (BROUSSEAU, 2007) were implemented to provide students with the construction of scientific knowledge. The results confirmed the occurrence of the studied phenomenon and, above all, intensified the importance of experimental classes as an essential tool in science and mathematics teaching. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1048 |
ISSN: | 2358-4750 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A teoria das situações didáticas como metodologia de ensino e aprendizagem de concepções científicas em ciências e matemática.pdf | 249,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.