Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1055
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNery, Marco Arlindo Amorim Melo-
dc.date.accessioned2019-12-27T19:32:22Z-
dc.date.available2019-12-27T19:32:22Z-
dc.date.issued2019-10-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Lúcia Silva. Configurações e usos do espaço escolar: uma abordagem histórico-educativa do prédio central da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE (1924-1964). 2019. 158f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1055-
dc.description.abstractPretende-se neste trabalho abordar aspectos teóricos que tratam da trajetória histórica das configurações e usos do espaço escolar da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão durante o período de 1924 a 1964. Naquele período a escola possuía outras nomenclaturas, no entanto optou-se por esta, devido à predominação sobre as outras denominações. O marco temporal inicial desta pesquisa registra a criação oficial da instituição agrícola de Sergipe (31 de outubro) na figura do Patronato Agrícola São Maurício. A finalidade desta instituição era a regeneração da infância desvalida e a preparação de mão de obra par atender as necessidades do meio agrícola. O marco temporal final deste estudo de 1964 também é de extrema relevância na história do prédio central, tendo em vista que, até aquela data, o referido prédio agregava funções administrativas e pedagógicas devido à vivência (internato) dos estudantes no local, após este período o dormitório do prédio central foi completamente desativado, sendo o espaço reformado e aproveitado para atividades administrativas. Esta pesquisa tem o objetivo geral de ressaltar a trajetória dos espaços arquitetônicos do prédio central, assim como identificar e compreender as principais mudanças ocorridas durante o período de 1924- 1964. Com o intuito de preservar a memória do patrimônio histórico e cultural do prédio central da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE, a mais antiga edificação do Instituto Federal de Sergipe (IFS), foi elaborado um produto educacional constituído por uma cartilha digital intitulada “Configurações e usos do espaço escolar: uma abordagem sobre a arquitetura do prédio central da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE (1924- 1964)”, a qual contempla em seu conteúdo informações inerentes ao surgimento do prédio central e as principais mudanças ocorridas nas décadas de 1930, 1950 e 1960, incluindo, igualmente, o relato das memórias de alguns ex-alunos e ex-funcionários que vivenciaram o prédio central em alguma etapa do referido período. Assim como esta pesquisa, o produto educacional é requisito para conclusão do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica-PROFEPT. Este estudo traz uma proposta que parte de abordagens de autores, como: Conceição, (2007, 2012); Nascimento, (2004); Nery, (2006, 2009) e Oliveira, (2016) os quais tiveram uma participação especial devido ao suporte teórico e metodológico por terem desenvolvido estudos ligados diretamente à instituição Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE, dentre outros. O resultado da avaliação do produto educacional através da aplicação da cartilha aos representantes dos docentes, discentes e técnicos administrativos obteve uma pontuação representativa e aceitável sobre os critérios de conteúdo, linguagem e ilustração, o que comprova a validade da cartilha e consequentemente o seu uso como apoio didático pedagógico, bem como; publica-la por meio do site eletrônico do IFS objetivando o conhecimento do público a história do prédio central favorecendo ao engrandecimento da história institucional. Os depoimentos coletados dos ex-alunos e ex-funcionários através das entrevistas associados à revisão bibliográfica ajudaram a compreender a realidade estudada bem como alcançar os objetivos propostos para este estudo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherDepartamento de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação agrícolapt_BR
dc.subjectEscola Agrotécnica Federal de São Cristóvãopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectAgricultural educationen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectPublic institutionen
dc.titleConfigurações e usos do espaço escolar: uma abordagem histórico-educativa do prédio central da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE (1924-1964)pt_BR
dc.title.alternativeConfigurations and uses of the school space: a historical-educational approach of the central building of the São Cristóvão Federal Agrotechnical School (1924-1964)en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelMestradopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Ana Lúcia Silva-
dc.description.abstract2The aim of this paper is to approach theoretical aspects that deal with the historical trajectory of the configurations and uses of the school space of the Federal Agrotechnical School of São Cristóvão from 1924 to 1964. In this period the school had other nomenclatures. , due to the predominance over the other denominations. The initial timeframe of this research records the official creation of the agricultural institution of Sergipe (October 31) in the figure of the São Mauricio Agricultural Patronate. The purpose of this institution was the regeneration of disadvantaged childhood and the preparation of labor to meet the needs of the agricultural environment. The final timeframe of this 1964 study is also extremely relevant in the history of the central building, given that, until that date, this building had added administrative and pedagogical functions due to the students' internship. After this period the dormitory of the central building was completely disabled, and the space was renovated and used for administrative activities. This research has the general objective of highlighting the trajectory of the architectural spaces of the central building, as well as identifying and understanding the main changes that occurred during the period of 1924-1964. In order to preserve the memory of the historical and cultural heritage of the central building of the Federal Agrotechnical School of São Cristóvão-SE, the oldest building of the Federal Institute of Sergipe (IFS), an educational product consisting of a digital booklet entitled “ Configurations and uses of the school space: an approach on the architecture of the central building of the Federal Agricultural School of São Cristóvão-SE (1924-1964) ”, which includes in its content information inherent to the emergence of the central building and the main changes that occurred in the 1930s, 1950s and 1960s, including, also, the recollection of the memories of some alumni and former staff members who experienced the central building at some stage during that period. Like this research, the educational product is a requirement for the completion of the professional master's degree in Professional and Technological Education- PROFEPT. This study brings a proposal that starts from authors approaches, such as: Conceição, (2007, 2012); Nascimento, (2004); Nery, (2006, 2009) and Oliveira, (2016) who had a special participation due to the theoretical and methodological support for having developed studies linked directly to the institution of the Federal Agricultural School of São Cristóvão-SE, among others. The result of the evaluation of the educational product through the application of the booklet to the representatives of teachers, students and administrative technicians obtained a representative and acceptable score on the criteria of content, language and illustration, which proves the validity of the booklet and therefore its use as a guide. pedagogical support as well as; publish it through the IFS website aiming at public knowledge of the history of the central building favoring the enhancement of institutional history. The testimonies collected from alumni and former employees through interviews associated with the literature review helped to understand the reality studied as well as to achieve the objectives proposed for this study.en
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Lucia Silva Santos.pdfDissertação9,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ProdutoEducacional_-AnaLúciaSantos.pdfProduto2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.