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dc.contributor.advisorAzevedo, José Franco de-
dc.date.accessioned2020-01-20T19:07:25Z-
dc.date.available2020-01-20T19:07:25Z-
dc.date.issued2019-06-13-
dc.identifier.citationXAVIER, Carla Cristina Valois Lins. Gestão democrática na educação profissional e tecnológica: um olhar para a participação estudantil na (re)construção do espaço pedagógico. 2019. 163p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1057-
dc.description.abstractO presente estudo, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept), teve por objetivo analisar a percepção dos estudantes do campus Itabaiana quanto à participação estudantil nos espaços de gestão escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). A condução teórica partiu da concepção sócio – crítica da educação, vislumbrando a gestão democrática enquanto estratégia fundamental para formação de sujeitos críticos, participativos e conscientes, ratificando o estudante enquanto protagonista do processo educativo. As principais categorias que delinearam essa pesquisa foram: fundamentação legal vigente (CF / 1988; LDB / 1996; PNE / 2014), concepções e definições da gestão democrática (PARO, 2007; 2016(a); 2016(b); LIBÂNEO, 2013); DOURADO, 2012), a autonomia escolar (GADOTTI, 1999; LÜCK, 2000; FREIRE, 2006) e, a participação (LÜCK, 2013; 2015). Quanto aos aspectos metodológicos, é uma pesquisa aplicada, com abordagem qualiquantitativa e teve por procedimento técnico o estudo de caso. Em relação aos instrumentos de coletas de dados foram utilizados: a pesquisa bibliográfica, a análise documental, entrevistas e questionários para aplicação produto educacional. Os dados qualitativos foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Já a análise dos dados quantitativos partiu do Índice de Validação do Conteúdo (IVC) e percentual de concordância conforme proposto por Alexandre e Coluci (2011). Como principais resultados desse estudo identificamos nos documentos institucionais 12 canais de participação na gestão do IFS que garantem a representação estudantil. No entanto, com a realização das entrevistas os estudantes demonstraram, no geral, desconhecimento desses espaços de gestão, atendo-se em seus discursos, majoritariamente, ao conselho de classes. Diante das limitações apresentadas nas entrevistas e confrontando-as com o marco legal do IFS, apresentamos enquanto produto educacional a cartilha intitulada Gestão Escolar Democrática: um fazer de muitas mãos. Na aplicação da cartilha junto aos técnicos do IFS e ao público-alvo, foram avaliados o conteúdo, linguagem, ilustração e aprendizagem, sendo quantificado o IVC de 0,99 e 0,93, equivalendo a um percentual de concordância 98,98% e 93,61%, respectivamente. Esses resultados demonstram que cartilha atende aos seus objetivos e pode ser utilizada como instrumento de orientação aos estudantes quanto aos mecanismos institucionais de participação na gestão escolar do IFS.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherDepartamento de Pós-graduação-
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)-
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectAutonomia escolarpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectCase studyen
dc.subjectSchool managementen
dc.subjectSchool autonomyen
dc.titleGestão democrática na educação profissional e tecnológica: um olhar para a participação estudantil na (re)construção do espaço pedagógicopt_BR
dc.title.alternativeDemocratic management in professional and technological education: a look at student participation in the (re) construction of the pedagogical spaceen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelMestradopt_BR
dc.contributor.authorXavier, Carla Cristina Valois Lins-
dc.description.abstract2The purpose of this study was to analyze students' perceptions of the Itabaiana campus in relation to student participation in the school management spaces of the Federal Institute of Education, Science and Technology, in the scope of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (Profept). Technology of Sergipe (IFS). Theoretical conduction started from the socio - critical conception of education, envisaging democratic management as a fundamental strategy for the formation of critical, participatory and conscious subjects, ratifying the student as protagonist of the educational process. The main categories that outlined this research were: current legal basis (CF / 1988, LDB / 1996, PNE / 2014), conceptions and definitions of democratic management (PARO, 2007, 2016 (a), 2016 (b), LIBÃNEO, 2013 ); And the participation (LUCK, 2013, 2015). As for the methodological aspects, it is an applied research, with a qualitative approach and has as technical procedure the case study. Data collection instruments were used: bibliographic research, documentary analysis, interviews and questionnaires for educational product application. The qualitative data were analyzed according to the content analysis proposed by Bardin (2011). The analysis of the quantitative data was based on the Content Validation Index (CVI) and percentage of agreement as proposed by Alexandre and Coluci (2011). As main results of this study we identified in the institutional documents 12 channels of participation in the management of the IFS that guarantee student representation. However, with the accomplishment of the interviews the students demonstrated, in general, ignorance of these spaces of management, attending in their speeches, mainly, to the council of classes. Given the limitations presented in the interviews and confronting them with the legal framework of the IFS, we presented as an educational product the booklet titled Democratic School Management: a multi-tasking. In the application of the booklet to the IFS technicians and the target audience, content, language, illustration and learning were evaluated, and the IVC of 0.99 and 0.93 was quantified, corresponding to a 98.98% agreement rate and 93.61%, respectively. These results demonstrate that the booklet fulfills its objectives and can be used as an orientation tool for students regarding the institutional mechanisms for participation in school management of the IFS.en
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

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