Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1063
Título: | A linguagem nupcial no “Cántico espiritual”, de San Juan de la Cruz |
Título(s) alternativo(s): | The nuptial language in “Cántico espiritual”, by San Juan de la Cruz |
Autor(es): | Bezerra, Cicero Cunha Bezerra, Josilene Simões Carvalho |
Palavras-chave: | Simbologia; Literatura espanhola; Cântico; Poesia; Religião; Erotismo; Alma; San Juan; Poetry; Eroticism; Soul; Spanish literature; Symbolism; Religion |
Data do documento: | Dez-2011 |
Editor: | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM |
Citação: | BEZERRA, Cicero Cunha, BEZERRA, Josilene Simões Carvalho, A linguagem nupcial no “Cántico espiritual”, de San Juan de la Cruz. Letras, Santa Maria, RS, v. 21, n. 43, p. 223-245, jul./dez., 2011 |
Resumo: | A literatura espanhola do século XVI está profundamente marcada pelo simbolismo nupcial expresso no binômio amante/amado. Símbolo lírico do desejo último de união da alma com o seu objeto de amor, essa imagem rompeu o âmbito da poesia cortesã e adentrou na chamada literatura “religiosa” renascentista. Como modelo máximo dessa expressão o Cântico espiritual de San Juan de la Cruz inicia-se com uma pergunta: “Onde é que tu, Amado, te escondeste”? No jogo erótico entre a Amante e o Amado reside uma indagação que nos leva a pensar sobre o caráter “velado” e secreto do objeto de desejo, nesse caso, Deus. No fundo, trata-se da imagem do “Deus escondido” presente em Isaías (45,15) que fundamenta grande parte do pensamento teológico medieval e que encontra, na literatura renascentista, a forma do amor “ideal” tão bem representado nas figuras femininas das grandes obras de cavalaria. O objetivo deste artigo é, assim, expor a interpretação e as influências do elemento “nupcial” no texto sanjuaniano como fruto do espírito criador e revolucionário da sua poesia. |
Resumo (segunda língua): | The Spanish literature of the sixteenth century is deeply marked by the nuptial symbolism expressed in the couple Lover/Beloved. Lyric symbol of the last desire of union of the soul with its love object, that image broke the structure of the courteous poetry and got into the ‘religious’ Renaissance literature. As a model of maximum expression, the Spiritual canticle by San Juan de la Cruz begins with a question: ‘Where, Beloved, did you hide yourself?’ In an erotic game between the Lover and Beloved, there is a question that makes one think about the ‘veiled’ character and secret object of desire, in this case, God. Basically, this is the image of the ‘hidden God’ present in Isaiah (45.15) and which grounds great part of the medieval theological thought, and that in the Renaissance literature finds the way of an ‘ideal’ love, so well represented in the female figures of the great works of chivalry. The aim of this paper is thus to expose the influences and interpretation of the ‘nuptial’ element into San Juan’s text as a fruit of the creative and revolutionary spirit of his poetry. Keywords: Eroticism. San Juan. Literature. Canticle. Poetry. Love. Marriage. Soul. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1063 |
ISSN: | 2176-1485 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A linguagem nupcial.pdf | 243,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.