Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-04-14T17:54:44Z-
dc.date.available2020-04-14T17:54:44Z-
dc.date.issued2019-11-
dc.identifier.citationANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo et al, Dualidade educacional, relação teórico-prática e formação politécnica: onde essas realidades se encontram no mundo do trabalho? Revista Educação e Tecnologia, Curitiba, n.19, p. 1-130, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2179-6122-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1159-
dc.description.abstractEste artigo versa sobre a relação entre a dualidade que marca o processo educacional brasileiro, a dicotomia teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem e a formação politécnica, bem como, as consequências dessa cisão no mundo do trabalho. Pautou-se numa pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se fazer a articulação das ideias a partir de autores que tratam da Educação Profissional e Tecnológica e de suas bases conceituais, do trabalho como princípio educativo e da formação integral dos indivíduos, tais como, Barato (2008), Ciavatta (2005, 2010), Frigotto (2005, 2010), Ramos (2005, 2010, 2017), Gramsci (2006), Manacorda (1990), Marx (1968), Moura, Lima Filho e Silva (2015) e Saviani (1989, 2007). As considerações finais evidenciam que mesmo em meio ao cenário educacional vigente, marcado pela dualidade, que por sua vez influencia a relação teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem, atrelado às distorções na compreensão da educação politécnica, não se pode perder de vista a importância da luta pela autonomia intelectual e formação politécnica.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Educação e Tecnologiapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTEpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDualidade educapt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectTechnical educationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.titleDualidade educacional, relação teórico-prática e formação politécnica: onde essas realidades se encontram no mundo do trabalho?pt_BR
dc.title.alternativeEducational duality, theoretical-practical relationship and political education: where are these realities hidden in the world of work?en
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo-
dc.contributor.authorJesus, Lucas Antonio Feitosa de-
dc.contributor.authorSantos, Juliane dos-
dc.contributor.authorSilva Júnior, José Espínola da-
dc.description.abstract2This article is about the relationship between the duality that characterizes Brazilian educational process, the theory and practice dichotomy in the teaching-learning process and the polytechnic qualification as well as the consequences of such splitting in the job market world. Such work was based on a bibliographical research which allowed discussion of ideas according to authors who are concerned with Professional and Technological Education and their work concept basis as an educational principle and individuals’ full development, such as Barato (2008), Ciavatta (2005, 2010), Frigotto (2005, 2010), Ramos (2005, 2010, 2017), Gramsci (2006), Manacorda (1990), Marx (1968), Moura, Lima Filho e Silva (2015) and Saviani (1989, 2007). Final considerations make clear that even with the educational scenario nowadays, tagged by duality that influences the theory-practice relationship in the teaching-learning process, and the different ideas in understanding the Polytechnic Education, the importance of struggling for an intellectual autonomy and polytechnic qualification cannot be overlooked.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dualidade educacional relacao teorico pratica e formacao politecnica.pdf434,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.