Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1159
Título: Dualidade educacional, relação teórico-prática e formação politécnica: onde essas realidades se encontram no mundo do trabalho?
Título(s) alternativo(s): Educational duality, theoretical-practical relationship and political education: where are these realities hidden in the world of work?
Autor(es): Andrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo
Jesus, Lucas Antonio Feitosa de
Santos, Juliane dos
Silva Júnior, José Espínola da
Palavras-chave: Educação; Dualidade educa; Ensino técnico; Ensino-aprendizagem; Educação profissional; Formação profissional; Professional education; Professional education; Technical education; Education; Teaching-learning
Data do documento: Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE
Citação: ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo et al, Dualidade educacional, relação teórico-prática e formação politécnica: onde essas realidades se encontram no mundo do trabalho? Revista Educação e Tecnologia, Curitiba, n.19, p. 1-130, 2019.
Resumo: Este artigo versa sobre a relação entre a dualidade que marca o processo educacional brasileiro, a dicotomia teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem e a formação politécnica, bem como, as consequências dessa cisão no mundo do trabalho. Pautou-se numa pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se fazer a articulação das ideias a partir de autores que tratam da Educação Profissional e Tecnológica e de suas bases conceituais, do trabalho como princípio educativo e da formação integral dos indivíduos, tais como, Barato (2008), Ciavatta (2005, 2010), Frigotto (2005, 2010), Ramos (2005, 2010, 2017), Gramsci (2006), Manacorda (1990), Marx (1968), Moura, Lima Filho e Silva (2015) e Saviani (1989, 2007). As considerações finais evidenciam que mesmo em meio ao cenário educacional vigente, marcado pela dualidade, que por sua vez influencia a relação teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem, atrelado às distorções na compreensão da educação politécnica, não se pode perder de vista a importância da luta pela autonomia intelectual e formação politécnica.
Resumo (segunda língua): This article is about the relationship between the duality that characterizes Brazilian educational process, the theory and practice dichotomy in the teaching-learning process and the polytechnic qualification as well as the consequences of such splitting in the job market world. Such work was based on a bibliographical research which allowed discussion of ideas according to authors who are concerned with Professional and Technological Education and their work concept basis as an educational principle and individuals’ full development, such as Barato (2008), Ciavatta (2005, 2010), Frigotto (2005, 2010), Ramos (2005, 2010, 2017), Gramsci (2006), Manacorda (1990), Marx (1968), Moura, Lima Filho e Silva (2015) and Saviani (1989, 2007). Final considerations make clear that even with the educational scenario nowadays, tagged by duality that influences the theory-practice relationship in the teaching-learning process, and the different ideas in understanding the Polytechnic Education, the importance of struggling for an intellectual autonomy and polytechnic qualification cannot be overlooked.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1159
ISSN: 2179-6122
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dualidade educacional relacao teorico pratica e formacao politecnica.pdf434,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.