Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1170
Título: | Robótica como ferramenta criativa para o ensino de matemática em organizações não governamentais (ongs) |
Título(s) alternativo(s): | Robotics as a creative tool for teaching mathematics in non-governmental organizations (NGOs) |
Autor(es): | Santana, Leonardo de Jesus Alves, Stephanie Kamarry de Sousa Santos, Matheus Cardoso |
Palavras-chave: | Engenharia elétrica; Robótica; Matemática; Educação; Inovação; Robotics; Education; Innovation; Mathematics; Electrical engineering |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS |
Citação: | SANTANA, Leonardo de Jesus, ALVES, Stephanie Kamarry, SANTOS, Matheus Cardoso. Robótica como ferramenta criativa para o ensino de matemática em organizações não governamentais (ongs). Revista Expressão Científica, Aracaju, v. 4, n. 2, p. 63-75, 2019. |
Resumo: | A Robótica Educacional (R.E) é considerada uma ferramenta pedagógica em potencial por algumas características das quais a deixam nesse patamar. Essas características são divididas em: motivação e entusiasmo dos alunos, multidisciplinaridade, aprendizagem baseada em projetos, trabalho colaborativo, competência de comunicação, criatividade, raciocínio lógico, pensamento abstrato e autonomia na aprendizagem. O desenvolvimento desses estudos teve como objetivo elaborar, planejar e executar métodos de ensino que envolvem conceitos de Matemática, Engenharia e outras áreas de conhecimento e que se relacionam com Robótica por meios que se adequam e melhor contribuem para a aprendizagem de estudantes do nível fundamental. Relata também o desempenho de alunos com o robô Lego Ev3 Mindstorm, na Olimpíada Brasileira de Robótica após um tempo de preparação. |
Resumo (segunda língua): | Educational Robotics (R.E) is considered a potential pedagogical tool for some of the features that leave it at this level. These features are divided into student motivation enthusiasm, multidisciplinary, project-based learning, collaborative work, communication skills, creativity, logical thinking, abstract thinking and learning autonomy, each one with its degree of importance. The development of these studies aimed to elaborate, plan and execute teaching methods that involve concepts of Mathematics, Engineering and other areas of knowledge related to Robotics by means that are appropriate and best contribute to the learning of students of the fundamental level. It also reports student performance with the Lego Ev3 Mindstorm robot at the Brazilian Robotics Olympiad after some preparation tim. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1170 |
ISSN: | 2447-9209 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Robótica como ferramenta criativa para o ensino de matemática em ONGs.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.