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Título: Dualidade educacional e formação politécnica: aproximações ao debate teórico
Título(s) alternativo(s): Educational duality and polytechnic training: approaches to the theoretical debate
Autor(es): Santos, Juliane dos
Jesus, Lucas Antonio Feitosa de
Andrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo
Silva, Maria Silene da
Palavras-chave: Educação; Educação profissional; Mercado de trabalho; História da educação; Formação profissional; History of education; Education; Professional qualification; Job market
Data do documento: 2019
Editor: Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional
Citação: SANTOS, Juliane dos et al, Dualidade educacional e formação politécnica: aproximações ao debate teórico. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, p. 1-16, 2019
Resumo: O presente artigo discute as manifestações históricas da dualidade educacional no sistema capitalista de produção e apresenta algumas considerações acerca da educação politécnica enquanto concepção marxista que objetiva contrapor o dualismo escolar, por meio da promoção uma formação humana integral. O estudo visa contribuir para o debate pontuando algumas problemáticas que norteiam a discussão sobre as possibilidades de implementação da educação politécnica no sistema de ensino. As reflexões foram realizadas a partir de uma revisão bibliográfica, baseada em autores como Ramos (2017); Grabowski e Kuenzer (2016); Moura, Lima Filho e Silva (2015); Arruda (2002); Saviani (2007); Frigotto (2009); Marx (1996); Gramsci (2000); outros. Conclui-se que é necessário pautar a questão na sociedade vigente, começando a debater a oferta de uma educação que tem como pressuposto a superação da dicotomia teoria e prática, trabalho manual e trabalho intelectual, formação profissional e formação propedêutica. Em que pesem as contradições do sistema educacional na sociedade capitalista, a discussão realizada sinaliza para o posicionamento dos sujeitos educativos na defesa de processos formativos que promovam a emancipação humana.
Resumo (segunda língua): The present article discusses the historical manifestations of educational duality in the capitalist system of production and presents some considerations about polytechnic education as a Marxist conception that aims to counter school dualism by promoting an integral human formation. The study aims to contribute to the debate by highlighting some issues that guide the discussion about the possibilities of implementing polytechnic education in education systems. The reflections were based on a bibliographical review, based on authors such as Ramos (2017); Grabowski e Kuenzer (2016); Moura, Lima Filho e Silva (2015); Arruda (2002); Saviani (2007); Frigotto (2009); Marx (1996); Gramsci (2000); others. We conclude that it is necessary to orient the question in the current society, beginning to discuss the offer of an education that has as a presupposition the overcoming of the dichotomy theory and practice, manual work and intellectual work, professional training and preparatory training. In spite of the contradictions of the educational system in capitalist society, the discussion held signals the positioning of educational subjects in the defense of formative processes that promote human emancipation.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1181
ISSN: 2447-1801
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

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