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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1212
Título: | Educação profissional e tecnológica inclusiva no Instituto Federal de Sergipe: rotas, percurso e resultados |
Título(s) alternativo(s): | Inclusive professional and technological education at the Federal Institute of Sergipe: routes, route and results |
Autor(es): | Meneses, Soraya Cristina Pacheco de Dantas, Emanuelle Costa Batista, Bruna da Costa |
Palavras-chave: | Educação inclusiva; Educação profissional; Acessibilidade; Instituto Federal de Sergipe; Ensino-aprendizagem; Deficiente auditivo; Surdez; Accessibility; Deafness; Teaching-learning; Inclusive education; Professional education; Hearing impaired |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS |
Citação: | MENESES, Soraya Cristina Pacheco de, DANTAS, Emanuelle Costa, BATISTA, Bruna da Costa. Educação profissional e tecnológica inclusiva no Instituto Federal de Sergipe: rotas, percurso e resultados. Revista Expressão Científica, Aracaju , v. 4 n. 3, Ed. Especial SNCT, p.35-42, 2019. |
Resumo: | Este projeto tem os objetivos de promover a discussão sobre o desafio da implementação da educação profissional e tecnológica inclusiva no Instituto Federal de Sergipe (IFS), esclarecer quais procedimentos metodológicos são utilizados com os alunos surdos matriculados e sobre as dificuldades específicas deles em relação ao processo de aprendizagem, partindo da premissa de como se desenvolvem os processos de alfabetização/letramento do aluno surdo, numa escola inclusiva. Será utilizado como abordagem metodológica o estudo de caso, tendo como procedimento metodológico a observação direta e levantamento de dados através de questionários. Podemos observar nos resultados obtidos até o momento que há modificações e adaptações na metodologia, por parte maioria dos professores, e que eles entendem que as adaptações em sala de aula são importantes, já que a aprendizagem de um aluno surdo se dá de forma diferenciada de um aluno ouvinte e que o público alvo necessita da utilização de recursos diferenciados para uma melhor compreensão dos conteúdos ministrados. |
Resumo (segunda língua): | This project has the objectives of promote discussion on the challenge of implementation of professional education and inclusive technology at the Federal Institute of Sergipe (IFS), clarify which procedures methodological approaches are used with deaf students enrolled and about the specific difficulties of them in relation to the learning process, based on the premise of how to develop student literacy / literacy processes deaf, in an inclusive school. It will be used as methodological approach the case study, taking as a methodological procedure, observation direct and data collection through questionnaires. We can see in the results obtained so far that there are modifications and adaptations in the methodology, by the majority teachers, and that they understand that classroom adaptations are important, since that a deaf student's learning takes place in differentiated form of a listening student and that the target audience needs the use of resources differentiated for a better understanding of contents taught. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1212 |
ISSN: | 2447-9209 |
Aparece nas coleções: | SNCT 2019 - Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável |
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