Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, André Neves-
dc.date.accessioned2020-06-03T17:19:24Z-
dc.date.available2020-06-03T17:19:24Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Danrley Soares dos. Simulação teórica de um conflito entre professor e aluno na sala de aula. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1230-
dc.description.abstractSociofísica é a área do conhecimento que busca entender fenômenos sociais a partir de métodos teóricos utilizados na física. Um dos modelos da física mais aplicado na sociologia é o modelo de Ising. Originalmente utilizado para investigar o magnetismo de materiais, descrevendo a interação entre spins e a interação dos spins com um campo magnético externo, o modelo de Ising pode ser usado no contexto social, por exemplo, para descrever a dinâmica de opiniões dos indivíduos de um grupo social, como alunos em uma sala de aula. O objetivo do presente estudo é obter um modelo teórico do tipo Ising que seja capaz de descrever/simular conflitos entre professor e alunos, existindo ou não um aluno líder. Simulamos uma sala de aula com vinte alunos e um professor, organizada tradicionalmente com as carteiras dos alunos formando cinco linhas e quatro colunas. Em especial, investigamos a situação de conflito entre o professor e um aluno-líder. Nossos resultados revelaram que a competição entre a influência do professor sobre toda a turma (similar a um campo magnético externo) e a influência do aluno-líder sobre os colegas, tendo em vista a tendência de alunos vizinhos terem a mesma opinião (similar a uma interação de troca do tipo ferromagnética), provoca diversas fases associadas ao comportamento médio resultante dos dezenove alunos restantes. Diagramas de fases foram construídos. Os cálculos foram realizados numericamente a partir de programas escritos em linguagem Fortran. Seguindo a regra de transição de Glauber, uma análise da mudança de opinião dos alunos no decorrer do tempo foi realizada. Além da simulação da dinâmica das mudanças de opiniões, foi possível acompanhar a opinião resultante da turma tendendo ao valor constante correspondente ao equilíbrio estatístico do sistema. Acreditamos que a ferramenta teórica apresentada neste trabalho tem o potencial de ser um instrumento que auxilie o professor na tomada de decisão a fim de evitar uma situação de conflito ou conduzir a turma para fora desta.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.publisherCampus Lagartopt_BR
dc.publisherCoordenadoria do Curso de Licenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectRelação professor X alunopt_BR
dc.subjectDinâmica de Glauberpt_BR
dc.subjectSociofísicapt_BR
dc.subjectModelo de Isingpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectTeacher x student relationshipen
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectSociophysicsen
dc.subjectGlauber dynamicsen
dc.subjectIsing modelen
dc.titleSimulação teórica de um conflito entre professor e aluno na sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeTheoretical simulation of a conflict between teacher and student in the classroomen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationLevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Danrley Soares dos-
dc.description.abstract2Sociophysics is the area of knowledge that seeks to understand social phenomena from theoretical methods used in physics. One of the most applied models of physics in sociology is the Ising model. Originally used to investigate material magnetism, describing the interaction between spins and the interaction of spins with an external magnetic field, the Ising model can be used in the social context, for example, to describe the dynamics of opinions of individuals in a group, as students in a class in a classroom. The objective of the present study is to obtain an Ising theoretical model capable of describing / simulating conflicts between teacher and students, whether or not there is a student leader. We simulated a classroom with twenty students and one teacher, traditionally organized with student desks forming five rows and four columns. In particular, we investigate the conflict situation between the teacher and a student leader. Our results revealed that the competition between the teacher's influence on the whole class (similar to an external magnetic field) and the student-leader's influence on peers, given the tendency of neighboring students to have the same opinion (similar to a ferromagnetic exchange interaction), causes several phases associated with the average behavior resulting from the remaining nineteen students. Phase diagrams were constructed. The calculations were performed numerically from programs written in Fortran language. Following Glauber's transition rule, an analysis of students' change of opinion over time was performed. In addition to simulating the dynamics of opinion changes, it was possible to follow the opinion resulting from the class tending to the constant value corresponding to the statistical balance of the system. We believe that the theoretical tool presented in this paper has the potential to be an instrument that assists the teacher in decision making in order to avoid a conflict situation or to lead the class out of it.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Danrley Soares dos Santos - 11.2019.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.