Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1231
Título: Realidade virtual e aumentada: apoio para a prática contextualizada e interdisciplinas na educação básica, técnica e tecnológica
Título(s) alternativo(s): Virtual and augmented reality: support for contextualized and interdisciplinary practice in basic, technical and technological education
Autor(es): Silva, Maurício Araújo
Anjos, Paulo Cézar Santos
Sousa, Stephanie Kamarry Alves de
Oliveira, Catuxe Varjão de Santana
Palavras-chave: Educação; Realidade virtual; Tecnologia da informação; Ensino-aprendizagem; Interdisciplinar; Information technology; Education; Teaching-learning; Interdisciplinary; Virtual reality
Data do documento: 2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Citação: SILVA, Maurício Araújo et al. Realidade virtual e aumentada: apoio para a prática contextualizada e interdisciplinas na educação básica, técnica e tecnológica . Revista Expressão Científica, Aracaju, v. 4 n. 3, Ed. Especial SNCT, p. 93-99, 2019
Resumo: Neste projeto, é proposto a aplicação da metodologia ativa através do uso de realidade virtual e aumentada na sala de aula, de maneira interdisciplinar, envolvendo alunos e professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS), nas diferentes áreas do conhecimento. A tecnologia sempre esteve intimamente ligada à educação, bem como os métodos tradicionais de educação estão ultrapassados, tornando-se cada vez mais digitalizados e sendo impulsionados por inovações tecnológicas. Neste contexto, será desenvolvido um aplicativo de realidade aumentada que poderá ser utilizado por professores do IFS em conjunto com sua apostila de ensino. Para facilitar a utilização, junto ao aplicativo será disponibilizado um manual de uso do mesmo e inserção de novos dados. Será desenvolvido um sistema de visitas guiadas para o Ensino Médio, que serão executadas através do uso de um óculos de realidade virtual de baixo custo, o Google Cardboard. Dessa forma, este projeto visa aliar as novas tecnologias digitais a uma prática de ensino inovadora de modo a otimizar a experiência de aprendizagem dos discentes
Resumo (segunda língua): In this project, it is proposed to apply the active methodology through the use of virtual and augmented reality in the classroom, in an interdisciplinary way, involving students and teachers from the Federal Institute of Sergipe (IFS), in different areas of knowledge. Technology has always been closely linked to education, as well as traditional methods of education are outdated, becoming more and more digitized and being driven by technological innovations. In this context, an augmented reality application will be developed that can be used by IFS teachers in conjunction with their teaching handout. To make it easier to use, a manual for its use and insertion of new data will be made available with the application. A system of guided tours for high school will be developed, which will be carried out through the use of low-cost virtual reality glasses, the Google Cardboard. Thus, this project aims to combine new digital technologies with an innovative teaching practice in order to optimize the students' learning experience.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1231
ISSN: 2447-9209
Aparece nas coleções:SNCT 2019 - Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Realidade virtual e aumentada apoio para a prática contextualizada e interdisciplinas na educacao.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.