Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Augusto dos Santos-
dc.date.accessioned2020-06-08T17:22:28Z-
dc.date.available2020-06-08T17:22:28Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria Jussara Matos. Ensino de hidrodinâmica através de experimentos em uma turma de segunda série do ensino médio na cidade de Paripiranga/BA. 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1239-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de ensino de Hidrodinâmica através de experimentos de baixo custo como mecanismos facilitadores no processo ensino e aprendizagem, tomando como principal referencial teórico Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Paul Ausubel. A pesquisa qualitativa foi realizada no Colégio Estadual Governador Roberto Santos na cidade de Paripiranga/Ba em uma turma da segunda série do Ensino Médio, contendo vinte e sete alunos. Os instrumentos utilizados para análise das concepções prévias, conceitos chave na teoria do Ausubel, foram questionários, sendo que ocorreu um pré-teste antes da realização dos experimentos através do questionário fechado. Após três semana da execução dos experimentos de baixo custo ocorreu uma nova aplicação do questionário, um pós-teste, utilizando o mesmo questionário do pré-teste. Os alunos também responderam outro questionário aberto sobre experimento e o professor junto com o secretário um questionário que foi apresentado com o objetivo de coletar informações sobre os alunos e a instituição de ensino. Os resultados obtidos foram analisados qualitativamente, por meio da TAS e algumas considerações sobre como otimizar a utilização dos experimentos em sala de aula para melhorar a pesquisa, proporcionando uma aprendizagem significativa aos alunos através de experimentos. Os resultados indicam que tais experimentos, mesmo que simples e de baixo custo, podem, pelo menos, motivar os estudantes e contribuir para uma melhor participação dos mesmos nas aulas de Física bem como promover a conexão entre o que é ensinado em sala de aula e o cotidiano dos estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.publisherCampus Lagartopt_BR
dc.publisherCoordenadoria do Curso de Licenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHidrodinâmicapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectParipiranga - BApt_BR
dc.subjectHydrodynamicsen
dc.subjectEducationen
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleEnsino de hidrodinâmica através de experimentos em uma turma de segunda série do ensino médio na cidade de Paripiranga/BApt_BR
dc.title.alternativeTeaching hydrodynamics through experiments in a second grade class in high school in the city of Paripiranga / BAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.audience.educationLevelGraduaçãopt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Maria Jussara Matos-
dc.description.abstract2This work presents a purpose of hydrodunamic teaching through low cost experiments as mechanisms facilitators in the teaching process and learming, taking as main theorical theorical referential Significant Learming Theory (SLT) by David Paul Ausubel. The qualitative research was performed at the Governador Roberto Santos Stale School in the city of Paripiranga – Bahia in a High School second year class, containing twenty seven students. The instruments used for the analyse of the previous conceptions, key concepts by Ausubel theory, they were questionnaires, having occured a pre-test before the achivement of the experiments through closed questionnaire. After three weeks of execution of the low cost experiments occured a new application of the questionnaire, a post-testone, using the same questionnaire of the pre-test. The students also answered other opened questionnaire about experiment and the teacher together with the secretary a questionnaire that was introduced with the objective to collect informations about the students and the teaching institution. The obtained results were analyzed qualitatively, by means of the SLT and some considerations on how to optimize the use of the experiments in the classroom to improve the research, providing a significant learning to the students through experiments. The results indicate that such experiments, even as simple and of low cost, can at least, motivate the students and contribute to a better participation of the same in the physics classes, as to promote the connection between of what is taught in the classroom and the students` daily life.en
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Jussara Matos Nascimento - 12.2017.pdf2,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.